Maceió

Famílias começam a deixar abrigos temporários

Três abrigos ainda estão funcionando nas escolas Antídio Vieira, Rui Palmeira e na Casa de Passagem Familiar

Por Secom Maceió 11/07/2023 18h06
Famílias começam a deixar abrigos temporários
Famílias começaram a retornar na segunda à noite - Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Desde o último sábado (8), a Prefeitura de Maceió disponibilizou para 1.300 pessoas, o serviço de acolhimento provisório para retirar famílias de áreas risco e que foram atingidas pelas enchentes, trazendo-as para um local seguro, nesse período chuvoso.

A ação de acolhimento das famílias é executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes). Já a Defesa Civil de Maceió está indo aos abrigos para comunicar sobre a diminuição dos pontos de alagamento e que as famílias já podem retornar às suas residências.

Na noite da última segunda-feira (11), o abrigo montado na Escola Estadual Padre Cabral, em Fernão Velho, foi desativado com a volta das famílias a seus respectivos lares. O local abrigou 78 famílias num total de 176 pessoas. Algumas famílias abrigadas na Casa de Passagem Familiar também estão retornando para as suas residências.

Já os abrigados que estavam nas escolas municipais João Feitosa, no Rio Novo; Higino Belo, no Bom Parto; Silvestre Péricles e na creche Mário Izaldino, ambas as unidades de ensino, no Pontal da Barra, também já deixaram os abrigos, nesta terça-feira.

Até o momento, cerca de 900 pessoas ainda estão abrigadas, nas escolas municipais Antídio Vieira, no Trapiche da Barra; Rui Palmeira, no Vergel do Lago; e também na Casa de Passagem Familiar, localizada no Jaraguá.

Nesses abrigos provisórios e na Casa de Passagem Familiar, as pessoas abrigadas estão recebendo atendimento da Assistência Social, alimentação e atendimentos na área de saúde, para que sejam assistidas da melhor maneira possível. Já foram entregues mais de mil colchões e servidas 23 mil refeições para os desalojados e desabrigados e entregues mais de dois mil kits de higiene e limpeza.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, desde o último fim de semana as equipes da Prefeitura de Maceió trabalham incansavelmente para atender essas famílias atingidas pelas chuvas.

“Com a diminuição das chuvas, as famílias já estão podendo voltar para casa. Mas, o trabalho das secretarias municipais continuará até que as famílias possam retornar às suas residências. Parabenizamos aos servidores pelo empenho e esforços em atender essas famílias”, pontuou o secretário.

As famílias que retornaram aos seus lares e verificaram algum dano que represente risco ao imóvel deve acionar a Defesa Civil no 199.