Política

Prefeitos e gestores públicos receberão capacitação gratuita em Alagoas

Décima edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos vai ocorrer no dia 17 de julho, no Tribunal de Contas de Alagoas;

Por Assessoria 13/07/2023 12h12
Prefeitos e gestores públicos receberão capacitação gratuita em Alagoas
Tribunal de Contas de Alagoas - Foto: Reprodução/ Internet

A 10ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos já tem data, horário e local para acontecer. No dia 17 de julho (segunda-feira), a partir das 9 horas, Alagoas será palco deste um evento incrível, que trará muito conhecimento e networking para os participantes. E o melhor: é gratuito! As vagas são limitadas e para participar, basta realizar sua inscrição aqui. Lembrando que o evento ocorre de forma híbrida, podendo ser acompanhado presencialmente ou pela internet.

Este seminário faz parte de uma série de eventos que está percorrendo todo o país. A última edição, por exemplo, ocorreu em São Paulo, no final de junho, e contou com a qualificação de mais de 600 pessoas. Neste mês, o evento ocorrerá no Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), localizado na Av Fernandes Lima, no bairro Farol; e contará com a palestra magna do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.

Esta capacitação - gratuita para as lideranças - é uma excelente oportunidade para ficar por dentro de temáticas voltadas à governança, e, claro, aprender com especialistas e autoridades sobre como ter mais eficiência na gestão pública; afinal, vai ter muita palestra boa, cases de sucesso e um talk show sobre os três mecanismos de Governança, que são: liderança, estratégia e controle.

Além disso, na ocasião, terá o tão esperado lançamento do Programa Nacional de Governança Pública, o PRONAGOV, em Alagoas. A iniciativa, do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), visa capacitar servidores, gestores públicos e cidadãos comuns! O programa, que é gratuito, pode ser feito em qualquer lugar do Brasil (online) e a qualquer hora pela internet. Até o momento, já são mais de 800 (oitocentas) inscrições! Um verdadeiro sucesso, já que o programa foi lançado oficialmente há cerca de três meses.

Confira a programação:


9h às 9h30 - Mesa de Abertura (composta por integrantes da Rede Governança Brasil, Conselho Federal de Contabilidade, Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, Controladoria Regional da União no Estado de Alagoas, Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Fundação Brasileira de Contabilidade, Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, Associação dos Municípios Alagoanos e Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil).

9h30 às 10h30 - Palestra Magna: Governança Pública Municipal – Transformando sua Administração
Palestrante: Augusto Nardes – Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e Embaixador da Rede Governança Brasil (RGB)
Mediadora: Maria Clara Cavalcante Bugarim – Presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON)

10h30 às 10h50 - Palestra: Lançamento do Programa Nacional de Governança Pública (PRONAGOV)
Palestrante: Henrique Farinon – Diretor de Novos Negócios no Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP)

10h50 às 11h20 - Palestra: O papel da auditoria interna no fortalecimento da governança
Palestrante: José Willian Gomes da Silva – Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Regional da União no Estado de Alagoas

11h20 às 12h - Palestra: O que é Governança e quais seus mecanismos
Palestrante: Alzira Fernanda Brasil – Coordenadora do Comitê Mulheres da Governança da Rede Governança Brasil (RGB)

12h às 14h – Almoço

14h às 15h30 - Talk Show: Liderança, Estratégia e Controle

Palestrante Liderança: Cristiane Nardes – Diretora de Governança do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP)

Palestrante Estratégia: Lindineide Oliveira – Coordenadora do Comitê Governança em Contratações da Rede Governança Brasil (RGB)

Palestrante Controle: Daniel Catelli – Procurador Federal e Conselheiro do Conselho de Ética da Rede Governança Brasil (RGB)

Mediador: Brunno Sitônio Fialho de Oliveira – Conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade

15h30 às 16h - Cases de sucesso em governança pública (Maragogi)
Palestrante: Fernando Sérgio Lira Neto – Prefeito de Maragogi/AL e Thomaz Albuquerque Lira – Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento, Gestão e Patrimônio de Maragogi/AL

16h às 16h30 - Palestra: Nova Lei de Licitações
Palestrante: Fábio José da Silva – Controlador Interno do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe

16h30 às 17h20 - Palestra: A Governança e o Papel do Compliance nas Instituições Públicas
Palestrante local: Ricardo Schneider Rodrigues – Subprocurador-Geral do Ministério Público de Contas de Alagoas e Procurador Titular da 1ª Procuradoria de Contas

Ah, e no final do evento tem sempre um sorteio de uma bolsa de pós-graduação. É uma parceria entre a EBRADI e o IGCP. Chama-se MBA em Governança Pública. Vale lembrar que, apenas neste ano, o Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos já passou por Belo Horizonte (MG), Aracaju (SE), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e São Paulo (SP). E, depois de Maceió (AL), passará por Salvador (BA), Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), João Pessoa (PB), Macapá (AP) e Vitória (ES).

SAIBA MAIS SOBRE O PRONAGOV:


O programa foi organizado em 5 iniciativas: 1. Programa de Governança Municipal; 2. Formação de Agentes de Governança Pública; 3. Mentorias; 4. Índice de Governança Municipal (IGovM); 5. Prêmio

A primeira fase é EAD (Ensino a Distância), para capacitar os municípios. Trata-se de um curso em Governança Pública com 46 horas de duração, que traz, além da introdução ao tema, diretrizes e ferramentas para que os gestores públicos possam já atuar nas prefeituras após o curso. Ao concluir, o prefeito ou o gestor público, recebe um selo do IGCP (blockchain) que é inviolável e poderá compartilhar isso nas redes sociais, deixando claro que ele está buscando a governança para o município.

O segundo passo – que é o grande desafio para este projeto – é a formação dos Agentes de Governança, voltada para toda a população. As aulas também serão de forma online, em qualquer horário, da forma como a pessoa desejar. O curso é rápido – de 4 horas – e traz noções básicas de Governança, além de temas mais relevantes, como o ESG, políticas públicas, diversidade e inclusão social. A ideia é que os cidadãos sirvam de agentes de controle para quem está na gestão pública e conheçam o que é a Governança Pública, de fato. Só assim, eles poderão monitorar o trabalho dos prefeitos e servidores públicos.

A próxima iniciativa são as Mentorias; que, na verdade, já são praticadas há algum tempo pela Rede Governança Brasil (RGB) de forma brilhante! Até o momento, 31 municípios já foram mentorados com sucesso! E, para quem ainda não conhece, esse é o “carro-chefe” do programa, afinal, a metodologia já foi usada por mais de 3 milhões de pessoas e verificada que realmente funciona e é eficaz. Bom, depois de os gestores passarem pela capacitação, tem o nivelamento do conhecimento, e só então eles começam a serem mentorados por profissionais especializados. O intuito é que eles saiam de lá com planos de ação para já poderem implantar no município.

Na sequência vem o Índice de Governança Municipal (IGovM). Lançado neste ano, ele é uma parceria da Rede Governança Brasil (RGB) e do Instituto Rui Barbosa (IRB). A metodologia foi desenvolvida pela RGB e quem vai fazer a mensuração do índice é o IRB juntamente com os tribunais de contas do Estado. É este índice que identifica como estão os mecanismos de liderança, estratégia e controle dentro das prefeituras. Este indicador vai gerar um ranking e, através deste ranking, será dado o próximo passo, que é o Prêmio PRONAGOV.

SERVIÇO:

10º Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos – Maceió – Alagoas

Data: 17/07/2023

Horário: de 9h às 17h30

Onde: Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL) - Av Fernandes Lima – Farol – Maceió - AL.