Desenrola Brasil inicia renegociação de dívidas da faixa 2; AL tem 43,32% de adultos inadiplentes
Essa fase abrange a população com renda de dois salários mínimos
Hoje (17), marca o início de um programa de renegociação de dívidas especialmente voltado para a faixa 2 do Desenrola Brasil, programa nacional de educação financeira e renegociação de débitos. Com a preocupante estatística de que cerca de 42,32% da população adulta em Alagoas se encontra inadimplente, segundo o Serasa, em seu boletim de Maio. A iniciativa busca oferecer oportunidades de regularização financeira e redução das taxas de juros.
O Desenrola Brasil, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com instituições financeiras, tem como objetivo principal promover a educação financeira e fornecer condições para que os cidadãos inadimplentes possam regularizar suas pendências de forma mais acessível. O programa divide-se em diferentes faixas, de acordo com o nível de endividamento dos participantes.
A faixa 2 é destinada a pessoas com maior volume de dívidas e dificuldades financeiras mais acentuadas. Por meio dessa categoria, os indivíduos têm a oportunidade de renegociar suas pendências em condições especiais, com prazos estendidos e taxas de juros reduzidas. O programa visa proporcionar um ambiente favorável para que esses indivíduos possam reorganizar suas finanças e recuperar sua saúde econômica.
Essa fase abrange a população com renda de dois salários mínimos - R$ 2.640 até R$ 20 mil por mês. As dívidas podem ser quitadas nos canais indicados pelos agentes financeiros e poderão ser parceladas, em, no mínimo, 12 prestações. Também é necessário ter sido incluído no cadastro de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022.