Brasil

Agressão ao filho de Moraes: quem são os suspeitos, o que eles dizem

As agressões aconteceram no Aeroporto Internacional de Roma, na Itália, na sexta-feira (14)

Por G1 17/07/2023 11h11
Agressão ao filho de Moraes: quem são os suspeitos, o que eles dizem
Andreia, Alex Zanatta (ao centro) e Roberto Montovani Filho no Aeroporto de Guarulhos - Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) apura uma denúncia de agressão à família do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ocorreu no Aeroporto Internacional de Roma, na Itália, na sexta-feira (14). Pelo menos quatro pessoas foram intimadas a depor, sendo que três como suspeitos e um como testemunha.

Entre os envolvidos estão um empresário e um ex-candidato a prefeito de Santa Bárbara d'Oeste. Os suspeitos negam as agressões. Veja o que se sabe sobre o caso até agora:

O que aconteceu?

As agressões aconteceram por volta das 18h45 (13h45 no horário de Brasília) no aeroporto de Roma. Moraes estava no país para uma palestra na Universidade de Siena, acompanhado do filho.

A confusão começou após Andréa Mantovani, chamar Moraes e "bandido, comunista e comprado". Em seguida, Roberto Mantovani Filho gritou e agrediu fisicamente o filho do ministro, acertando um golpe no rosto do rapaz. Com o impacto, os óculos do filho de Moraes chegaram a cair no chão.

Após a agressão, Roberto, Andréa e Alex Zanatta prosseguiram com os xingamentos.

Quem são os envolvidos

Roberto Mantovani Filho, apontado como a pessoa que agrediu o filho de Moraes, é de Santa Bárbara d'Oeste (SP) e foi candidato a prefeito pelo PL em 2004, mas perdeu as eleições. Desde 2016, ele é filiado ao PSD.

Em nota, o partido informou que "repudia o episódio" envolvendo Moraes e deve acionar a Comissão de Ética da legenda "para que sejam tomadas as medidas punitivas cabíveis, que devem culminar em sua expulsão".

Além do empresário, a Polícia Federal também identificou outros dois agressores: uma mulher, identificada como Andreia Mantovani, esposa de Roberto, e Alex Zanatta Bignotto, dono de uma imobiliária em Santa Bárbara d'Oeste.

Como estão as investigações

Os envolvidos na ação foram identificados pela Polícia Federal e abordados ao desembarcarem no Brasil também no sábado, com base em reconhecimento facial.

Foi instaurado um inquérito policial para apurar acusações de agressão, ameaça, injúria e difamação. Segundo o Código Penal, os crimes praticados por brasileiros, embora cometidos no estrangeiro, ficam sujeitos à lei brasileira

Alex Zanatta, que prestou depoimento à Polícia Federal em Piracicaba (SP) no domingo (16) e negou as acusações. Andrea e Roberto Mantovani, alegaram que tinham uma viagem prevista, e tiveram depoimento agendado para terça-feira (18).

A PF pediu ajuda à polícia em Roma no sábado (15), para ter acesso às imagens das câmeras do aeroporto, em um acordo de cooperação internacional.

As imagens devem ajudar a continuidade das investigações do caso no Brasil, para esclarecer o que aconteceu. Não há prazo de quando elas devem chegar ao país.

O que dizem os suspeitos

O advogado de Alex Zanatta disse que seu cliente não ofendeu Moraes. "Ele em absoluto fez qualquer ofensa ao ministro, mas nós estaremos esclarecendo isso nos autos e tudo será muito bem esclarecido no curso das investigações", disse Ralph Tórtima Stettinger Filho.

O advogado do casal Mantovani negou que eles tivessem ofendido o ministro, disse que houve um desentendimento verbal. Veja a nota na íntegra:

"Roberto Mantovani Filho e sua esposa lamentam, sinceramente, todo o acontecido, estando convictos da existência de equívoco interpretativo em torno dos fatos. Esclarecem que as ofensas atribuídas como se fossem de Andréa ao Ministro Alexandre de Moraes foram, provavelmente, proferidas por outra pessoa, não por ela. Que dessa confusão interpretativa nasceu desentendimento verbal entre ela e duas pessoas que acompanhavam o Ministro. Que diante dessa discussão, que ficou acalorada diante das graves ofensas direcionadas a Andréa, Roberto, que tem mais de 70 anos, precisou conter os ânimos do jovem ofensor. Dessa forma, reiteram que em nenhum momento ocorreram ofensas, muito menos ameaças ao Min. Alexandre, que casualmente passou por eles nesse infeliz episódio. Mesmo assim, se desculpam pelo mal entendido havido, externando o veemente respeito que nutrem pelas autoridades públicas, extensivo aos seu familiares. Esclarecem, ainda, que aguardarão a divulgação da íntegra das imagens eventualmente captadas no aeroporto, acreditando que serão esclarecedoras do mal entendido havido. Por fim, manifestam acreditar numa apuração isenta, técnica e equilibrada. Inclusive, já assumiram o compromisso de comparecer perante às autoridades investigantes, o que se dará muito em breve, em data já agendada."