Geral

Senhas de agendamento do Instituto de identificação são vendidas ilegalmente em Alagoas

Senhas estão sendo comercializada por terceiros, fora das unidades

Por 7Segundos 17/07/2023 14h02 - Atualizado em 17/07/2023 16h04
Senhas de agendamento do Instituto de identificação são vendidas ilegalmente em Alagoas
As senhas são utilizadas para realizar a nova Carteira de Identidade - Foto: Assessoria

Usuários do sistema de agendamento do Instituto de Identificação estão vendendo as suas senhas da fila de espera, para a confecção de novas carteiras de identidade. A prática é considerada ilegal. O Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas afirmou já estar ciente da situação, contudo, ainda não se há um balanço de quantas senhas devem ter sido vendidas de forma ilegal.

De acordo com as informações apuradas sobre este caso, o comércio de senhas está sendo feito por pessoas sem vínculo com o Instituto, sendo realizado fora das dependências das unidades ou em lan houses

Até o momento não se há suspeitos de estarem cometendo o crime, contudo, o Instituto de Identificação se colocou à disposição da população para receber denúncias sobre o ocorrido.

Veja abaixo, uma nota do Instituto na íntegra

NOTA DE ESCLARECIMENTO


O Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas, em relação a venda de vagas no agendamento para atendimento nos postos de atendimento à população, confirma que vem recebendo denúncias extra oficiais. Que segundo essas denúncias, a venda é realizada por terceiros fora das unidades, ou através de lan houses, mas, que desde então vem apurando e tomando medidas preventivas para evitar tal prática.

No agendamento para atendimento nos postos das Centrais Já e na sede do órgão foi adotado o sistema on-line no endereço eletrônico https://agendamento.seplag.al.gov.br/. Para ter acesso a página de agendamento, o usuário precisa obrigatoriamente se cadastrar por meio do número do CPF e outras informações pessoais, ficando o atendimento presencial restrito a quem agendou.

Para os postos do interior do Estado, o agendamento é realizado de forma presencial, mas também com a apresentação obrigatória do CPF. Esse sistema foi adotado, visto que o CPF é um documento individual e intransferível, o que não permite o agendamento por terceiros para posterior venda.

Esclarecemos ainda que o Instituto de Identificação se coloca à disposição da população, para receber denúncias dessa ou qualquer outra natureza. A superintendência do Instituto coloca à disposição para reclamações, denúncias e sugestões, o sistema eletrônico de Ouvidoria do Governo do Estado na página https://e-ouv.al.gov.br/.