Com decisão do STF, Prefeitura de Arapiraca adota novas medidas para reter o Imposto de Renda
Decisão tem o aval do Supremo Tribunal Federal que instituição essa nova regra
A Prefeitura Municipal de Arapiraca decidiu adotar novas regras para obtenção de recursos públicos. Desta vez, o Poder Executivo arapiraquense definiu que irá reter o Imposto de Renda no pagamento de prestação de serviços e fornecimento de bens. A medida adotada tem o aval do Supremo Tribunal Federal (STF), que tem decisão unânime proferida em 2021, onde concede essa permissão.
Por meio da Instrução Normativa de número 003, editada na segunda-feira (17), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretária Municipal da Fazenda, regulamentou a retenção de IR para pagamentos realizados pela cidade arapiraquense. Essa decisão adotada sobre os tributos da cidade foi publicada na edição do Diário Oficial do Município Alagoano (DOM) desta terça-feira (18).
“Ficam estabelecidos os procedimentos a serem adotados por parte de gestores e ordenadores de despesas dos órgãos da administração pública do Município de Arapiraca quanto à retenção na fonte do Imposto de Renda no pagamento de prestação de serviços e fornecimento de bens, por meio do Manual de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre pagamentos realizados pelo Município de Arapiraca, diz o texto da Instrução Normativa, subscrito pelo secretário Municipal da Fazenda, Lourinaldo José dos Santos.
Ainda de acordo com a publicação, a nova regulamentação leva em consideração que pertence a Arapiraca o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações
STF – Em 2021, o STF decidiu que o montante arrecadado a título de IR retido na fonte incidente sobre valores pagos pelos entes federados, suas autarquias e fundações a pessoas físicas ou jurídicas contratadas para a prestação de bens ou serviços não precisa ser repassado à União, pois pertence aos próprios municípios, aos estados ou ao Distrito Federal.
Últimas notícias
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Fundepes e Ufal auxiliam na execução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
