Com decisão do STF, Prefeitura de Arapiraca adota novas medidas para reter o Imposto de Renda
Decisão tem o aval do Supremo Tribunal Federal que instituição essa nova regra
A Prefeitura Municipal de Arapiraca decidiu adotar novas regras para obtenção de recursos públicos. Desta vez, o Poder Executivo arapiraquense definiu que irá reter o Imposto de Renda no pagamento de prestação de serviços e fornecimento de bens. A medida adotada tem o aval do Supremo Tribunal Federal (STF), que tem decisão unânime proferida em 2021, onde concede essa permissão.
Por meio da Instrução Normativa de número 003, editada na segunda-feira (17), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretária Municipal da Fazenda, regulamentou a retenção de IR para pagamentos realizados pela cidade arapiraquense. Essa decisão adotada sobre os tributos da cidade foi publicada na edição do Diário Oficial do Município Alagoano (DOM) desta terça-feira (18).
“Ficam estabelecidos os procedimentos a serem adotados por parte de gestores e ordenadores de despesas dos órgãos da administração pública do Município de Arapiraca quanto à retenção na fonte do Imposto de Renda no pagamento de prestação de serviços e fornecimento de bens, por meio do Manual de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre pagamentos realizados pelo Município de Arapiraca, diz o texto da Instrução Normativa, subscrito pelo secretário Municipal da Fazenda, Lourinaldo José dos Santos.
Ainda de acordo com a publicação, a nova regulamentação leva em consideração que pertence a Arapiraca o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações
STF – Em 2021, o STF decidiu que o montante arrecadado a título de IR retido na fonte incidente sobre valores pagos pelos entes federados, suas autarquias e fundações a pessoas físicas ou jurídicas contratadas para a prestação de bens ou serviços não precisa ser repassado à União, pois pertence aos próprios municípios, aos estados ou ao Distrito Federal.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
