Alagoas

Alagoas é destaque em ações implantadas no Plano de Redução de Mortes no Trânsito

Detran Alagoas aparece em segundo lugar em ranking divulgado pelo Ministério dos Transportes

Por 7Segundos com Assessoria 19/07/2023 14h02
Alagoas é destaque em ações implantadas no Plano de Redução de Mortes no Trânsito
Detran Alagoas é destaque no combate às mortes de trânsito - Foto: Leandro Santos / Ascom Detran-AL

Alagoas foi o segundo estado brasileiro com a maior quantidade de ações implantadas no Monitora Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), divulgado pelo Ministério dos Transportes, nesta terça-feira (18). O painel de monitoramento foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e lançado no mês de julho, para analisar as atividades que estão sendo elaboradas pelos órgãos que aderiram ao plano.

Alagoas, por meio do Detran-AL, ficou em segundo lugar no ranking com nove projetos cadastrados e aprovados no sistema de monitoramento da Senatran. Entre eles estão as ações para elaboração e veiculação campanhas educativas de trânsito com foco nos fatores de risco, o estabelecimento de um calendário de operações integradas com os órgãos de segurança pública e de fiscalização de trânsito, e a elaboração do Anuário Nacional de Segurança no Trânsito.

Para Marco Fireman, diretor-presidente do Detran-AL, esse resultado mostra o empenho de todos da equipe em atingir as metas estabelecidas no Pnatrans, além de dar mais transparência aos processos que estão sendo desenvolvidos no órgão estadual. “O segundo lugar no ranking nacional comprova que a nossa gestão, junto com o governador Paulo Dantas, tem sido firme na busca de tornar cada vez mais seguras nossas estradas e rodovias, reduzindo os acidentes e mortes no trânsito. Por isso temos investido nossos esforços em ações de educação e conscientização para um trânsito mais seguro, levando essas informações para todos os envolvidos, sejam eles condutores, passageiros ou pedestres”, afirmou Marco Fireman.

Além do Detran-Al, outros cinco Departamentos de Trânsito também apareceram no ranking do Monitora Pnatrans – Paraná, Mato Grosso do Sul, do Rio de Janeiro, Mato Grosso e do Piauí.