Prêmio literário da Biblioteca Nacional inclui tradição oral ancestral
Os resultados serão divulgados no Diário Oficial da União
A Biblioteca Nacional recebe até o próxima sexta-feira (28) inscrições de autores para seu tradicional prêmio literário, realizado desde 1994. Neste ano, a novidade foi a inclusão da categoria que contempla cantos ancestrais e narrativas da oralidade, recolhidas no Brasil, entre povos originários, ribeirinhos e de matrizes culturais, o Prêmio Akuli.
A premiação para os textos de tradição oral homenageia Akuli, jovem sábio da tribo Arekuná. A Biblioteca Nacional resgata que ele foi um exímio narrador de histórias ancestrais, e que a literatura oral sobre Macunaíma, que Akuli transmitiu ao cientista alemão Theodor Koch-Grünber, foi determinante para a obra de Mário de Andrade.
O presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, explica que premiar a tradição oral em um prêmio literário agrega a perspectiva de um olhar delicado sobre a memória oral.
"A ideia é privilegiar a produção oral, quando ela passa a integrar a fixação, o livro, a memória que se recupera - porque a Biblioteca Nacional também é a casa da memória”, afirma.
Para se inscrever no prêmio é preciso ter nacionalidade brasileira e ter obras inéditas (1ª edição) redigidas em língua portuguesa e publicadas por editoras nacionais, entre 1º de maio de 2022 e 30 de abril de 2023. Autores independentes também podem concorrer, desde que a obra esteja em Depósito Legal e traga impresso o número do ISBN (International Standard Book Number).
O vencedor de cada uma das 10 categorias recebe o prêmio de R$ 30 mil. Os resultados serão divulgados no Diário Oficial da União e no portal da Biblioteca Nacional, em 27 de outubro.
Serão analisados pelas comissões julgadoras critérios: qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional, criatividade no uso dos recursos gráficos e excelência da tradução.
Conheça as 10 categorias do prêmio:
● Poesia (Prêmio Alphonsus de Guimaraens)
● Romance (Prêmio Machado de Assis)
● Conto (Prêmio Clarice Lispector)
● Tradução (Prêmio Paulo Rónai)
● Ensaio Social (Prêmio Sérgio Buarque de Holanda)
● Ensaio Literário (Prêmio Mario de Andrade)
● Projeto Gráfico (Prêmio Aloísio Magalhães)
●Literatura Infantil (Prêmio Sylvia Orthof)
● Literatura Juvenil (Prêmio Glória Pondé)
● Histórias de Tradição Oral (Prêmio Akuli).
Últimas notícias
Lagoa da Canoa celebra tradição e cultura com festividades juninas nas escolas da rede municipal
Ex de espião russo se pronuncia sobre história que viralizou após podcast
Brasil x Haiti: Ancelotti deixa Endrick no banco e vira piada na web
Woody aparece calvo em Toy Story 5; tema ajuda a quebrar tabus
Trump se atrapalha ao colocar medalha em veterano de guerra dos EUA
Ao lado de Vanessa e Neno, Renan Filho destaca obras que transformaram a Zona da Mata
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
