Secretária Jó Pereira conhece modelos de escolas e creches que podem ser adotados em Maceió
Jó Pereira se comprometeu a buscar convênios, em Maceió, para expandir atividades da rede pública de ensino municipal
A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, realizou uma série de visitas a escolas e creches de São Paulo, que possuem convênios com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), a fim de conhecer a estrutura e o funcionamento delas, estudando a possibilidade de trazer o modelo à rede municipal de ensino da capital alagoana.
Foram quatro unidades visitadas, entre Centros Educacionais Unificados (CEUs), Centros de Educação Infantil (CEIs) e creches: os CEIs Liu Shie Lin e Pitangueiras, o CEU Vila Alpina e a creche Baroneza de Limeira, uma das primeiras do Brasil, fundada há 117 anos.
Durante as visitas, que aconteceram na sexta-feira (21), a titular da Educação de Maceió conheceu os detalhes das parcerias entre as unidades e as Organizações da Sociedade Civil (OSC).
Acompanhada da diretora Regional de Educação Ipiranga, Marta Malheiros, e de representantes da Secretaria de Educação de São Paulo, Jó conversou sobre assuntos como assistência a crianças especiais, setor pedagógico e detalhes técnicos de funcionamento, e conheceu salas de aula projetadas para integração com o pátio, refeitórios e áreas externas.
“São creches e escolas pensadas para o público infantil, o que faz toda a diferença para que as crianças se sintam mais à vontade e acolhidas. São unidades escolares com tecnologias e métodos que podem ser analisados pelo nosso corpo técnico para aplicação nas escolas de Maceió, provocando os avanços que todos nós, da Semed, desejamos, trazendo resultados na modernização e um acolhimento cada vez mais humanizado no nosso ensino.”, avaliou a secretária.
Atividades extracurriculares
No CEU Vila Alpina, a parceria com o Instituto Baccarelli proporciona aulas extracurriculares de esporte, como ginástica, natação, pilates e yoga. São atendidas crianças de quatro a 14 anos, tanto da unidade de ensino, como da comunidade ao redor.
Jó reforçou seu empenho em buscar parcerias, frente à Secretaria de Educação de Maceió (Semed), para que os alunos da rede pública de ensino da capital sejam contemplados com projetos extracurriculares e interdisciplinares. “Vemos aqui a prova de que o poder público, junto às comunidades, pode promover a diferença na vida de inúmeras famílias. A sala de aula deve ir além dos livros. Como profissionais da Educação, temos o dever de educar nossas crianças para o mundo”, completou.
Brasília
Antes das agendas em São Paulo, Jó Pereira esteve em Brasília, onde obteve o compromisso da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, para a construção de novas creches em Maceió, com recursos do Fundo.
Em seguida, a secretária de Educação esteve na sede da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). Ela conheceu a estrutura do colégio CNEC, visando a reativação da Escola Cenecista para a Educação Infantil na capital alagoana e a possibilidade de parceria para oferecer cursos profissionalizantes para alunos da rede pública de ensino de Maceió.
Últimas notícias
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Prefeitura de Maceió estende vacinação contra a Meningite C por mais uma semana
Homem é preso após roubo durante prévias carnavalescas na orla da Pajuçara
Mulher tenta interferir em abordagem policial, xinga policiais e acaba presa em Maribondo
Educação promove 1º Buzinaço da Busca Ativa Escolar para combater evasão em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
