Saúde

Gestantes da UFS José Araújo visitam Maternidade Nossa Senhora da Guia

Visita prévia ao local onde será realizado o parto é uma recomendação do Caderno de Atenção Básica

Por Prefeitura de Maceió 26/07/2023 13h01
Gestantes da UFS José Araújo visitam Maternidade Nossa Senhora da Guia
Visita buscou garantir o direito das gestantes, efetivando um pré-natal de qualidade na Atenção Primária. - Foto: Cortesia

Buscando garantir direitos e viabilizar o acesso humanizado e acolhedor de gestantes às maternidades do Município, a Equipe Multiprofissional (eMulti) da Atenção Primária e a Equipe de Saúde da Família (ESF) da Unidade de Saúde da Família (USF) José Araújo Silva (Jacintinho), promoveram, terça-feira (25), durante o acompanhamento de pré-natal, uma visita das gestantes para vinculação à Maternidade de Referência Santa Casa Nossa Senhora da Guia (Poço).

A visita ao local onde será realizado o parto dessas gestantes proporcionou diversos benefícios às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), a exemplo do esclarecimento de dúvidas, diminuição da ansiedade e medos e, consequentemente, mais segurança para as futuras mamães.

“Essas gestantes já realizam o pré-natal em nossa unidade, e elas devem ser encaminhadas para conhecer a maternidade onde o parto será realizado. Isso é uma recomendação do Caderno de Atenção Básica, onde aborda sobre o pré-natal de qualidade. A forma como uma criança é recebida no momento do nascimento faz diferença para o seu desenvolvimento sadio e pleno”, afirma a fisioterapeuta da eMulti, Annelize Pugliesi.

A usuária Jaqueline Caraíba tem 19 anos e foi uma das gestantes que teve a oportunidade de visitar a maternidade. Mãe de primeira viagem, ela revela o medo que sentia por não ter conhecimento sobre o local onde sua filha nasceria. Mas, agora, se sente tranquila sobre isso.

“Por ser mãe de primeira viagem confesso que eu estava com medo, eu não conhecia nada em relação à maternidade. Agora, estou mais tranquila depois dessa visita. Esse momento me passou muita tranquilidade e segurança porque agora conheço o local e toda a equipe, acho que vou vir pra cá quando for ter a neném”, disse.

“Fui muito bem recepcionada pelos funcionários da maternidade. A visita serviu para tirar muitas dúvidas sobre parto e pré-parto. Foi uma ótima experiência, gostei muito”, comentou a gestante Ana Patrícia Silva.