Alagoas teve dois encalhes de baleias jubarte no primeiro semestre do ano
Maior parte dos animais encontrados encalhados são filhotes

O Instituto Biota de Conservação Ambiental divulgou na manhã desta terça-feira (1º) os dados de encalhe de baleias jubarte em Alagoas. No primeiro semestre deste ano, somente 2 casos foram registrados. No Brasil, 30 encalhes foram catalogados.
Os dados são do Projeto Baleia Jubarte, com apoio das Instituições membros da Rede de Encalhes e Informação de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB) e demonstram que no mês de julho deste ano, 21 baleias jubarte foram encontradas ao longo da costa brasileira.
De acordo com o biólogo Bruno Stefanis, estes números estão dentro do esperado “Por enquanto os dados estão dentro do esperado e o perfil da curva [do gráfico] lembra a temporada passada, quando fechamos o ano com 108 ocorrências. Dos 30 encalhes ocorridos até agora, 12 foram filhotes desta temporada, 11 foram animais juvenis e 6 adultos”, explicou.

Entretanto, conforme explica, a quantidade de animais encalhados vivos é alta “Chama a atenção a quantidade de animais encalhados vivos. Foram sete, sendo seis filhotes e um adulto e o fato de termos tantos filhotes encalhando tão cedo. Este fato pode ser devido ao crescimento da população, ou podemos estar com uma temporada em que os nascimentos estão acontecendo mais cedo, que indicaria um acasalamento mais cedo em 2022”, pondera.
Os dados divulgados pelo Biota demonstram que em 2015 o mês de julho teve mais encalhes em comparação aos outros meses, demonstrando uma tendência. Em decorrência deste fato, é provável que em agosto deste ano o número de encalhes aumente, sobretudo de filhotes.
Encalhes de Baleias Jubarte no Brasil - 2023
Mar - 01
Abr - 02
Mai - 02
Jun - 03
Jul - 21
Ago - 01
Total - 30
Encalhes por U.F.
RS - 01
SC - 03
PR - 01
SP - 02
RJ - 06
ES - 08
BA - 07
AL - 02
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
