Cultura

Edufal lança cerca de 100 livros durante a 10ª Bienal do Livro de Alagoas

Editora universitária terá programação variada nos dez dias de programação do evento

Por 7Segundos com Ascom Ufal 02/08/2023 10h10
Edufal lança cerca de 100 livros durante a 10ª Bienal do Livro de Alagoas
Edufal - Foto: Reprodução

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) celebra o lançamento de cerca de 100 novos livros que serão entregues à sociedade durante os dez dias de programação da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

O maior evento cultural e literário do estado acontecerá de 11 a 20 de agosto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió. A entrada é franca.

Mas não para por aí. Para este ano, a programação do estande da Edufal será compartilhada com atrações voltadas ao país homenageado, a Argentina. “Teremos livros de temáticas argentinas ou de língua espanhola, para compor as estantes no espaço do país homenageado. E também vamos ter parceria com o curso de Letras – Espanhol, onde um dos destaques é a declamação de poemas em espanhol, feitas pelos alunos do curso”, explicou Fernanda Lins, do Núcleo Editorial da Edufal.

E assim como em todas as bienais, a Associação Brasileira de Editoras Universitárias também marcará presença no estande da Edufal. “Nós também vamos ter livros da ABEU, após às editoras filiadas mandarem livros para comercializarmos no evento, o que já é padrão nesta parceria”, explicou Diva Lessa, gerente da Editora.

Para o diretor da Edufal, professor Ivamilson Barbalho, a expectativa para o evento é das melhores. “Todo mundo está com a maior expectativa, positiva, feliz e alegre. Depois de uma pandemia, a gente volta com o maior evento que a Ufal promove e focada efetivamente na produção de livros e divulgação da ciência. Estamos com uma programação que foi pensada com muito carinho na ampla diversidade dos temas que a ciência comporta e que a cultura abraça”, contou.

Segundo ele, o tema desta edição é outro ponto motivador para o êxito do evento, principalmente em torno das discussões sobre a defesa da vida, proteção do planeta e humanização da sociedade. “Estamos entusiasmados para que a Bienal comece logo. O momento é de celebrar”, vibrou Barbalho.

Dinâmica do estande


Durante os dez dias da Bienal 2023, o estande da Edufal terá o espaço Café Literário, que ficará a cargo do lançamento dos livros que levam o selo da Editora Universitária. “A expectativa é grande para os lançamentos dessas obras acadêmicas para que aproxime cada vez mais os autores e a comunidade de uma forma geral”, complementou o professor Ivamilson Barbalho.

No entanto, com a divisão do estande com programação voltada ao país homenageado, o local contará com atrações variadas para o público presente. “Pela manhã, vamos ter a declamação de poemas em espanhol, como parte da programação do país homenageado, alguns livros da Edufal também serão lançados na primeira faixa do dia. Nas faixas vespertina e noturna vamos ter, especificamente, o lançamento dos livros de editais que lançamos, os de parceria com a Fapeal e o da Ufal. A gente vai tentar distribuir esses lançamentos das 16h30 às 18h30 e das 19h30 às 21h30”, explicou Fernanda Lins.

O professor Ivamilson Barbalho celebrou a escolha da Argentina como país homenageado, destacando, inclusive, a variada programação do estande. “Compareçam que a programação foi pensada e organizada com muito carinho, com homenagens à Argentina, o país homenageado que é parceiro comercial do Brasil e também irmão de muitas lutas e de muitos propósitos da vida democrática nacional e internacional”, disse ele.

Além destas atividades em conjunto com a programação argentina, o estande da Edufal também contará com livros das editoras Todavia (São Paulo) e 7 Letras (Rio de Janeiro) e supervisionará o espaço onde autores independentes lançarão seus livros, a Praça de Autógrafos Paraíso de Papel.

Até o momento, 105 escritores e escritoras realizaram inscrição para lançar suas obras durante a programação do maior evento cultural e literário do estado.

E somado a todas essas atrações, o professor Ivamilson Barbalho reforçou a gratuidade do ingresso ao maior evento cultural e literário do estado: “Participem, divirtam-se, prestigiem, curtam esse grande momento que a Universidade Federal de Alagoas estará promovendo. É a única Bienal gratuita no país e estará de portas abertas para todo o estado, convidou.

Fapeal e Edufal: parceria de longa data


O estande da Edufal também contará com o lançamento de livros a partir dos editais lançados pela editora, tanto em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) como o que foi voltado exclusivamente à Ufal.

Segundo o professor Ivamilson Barbalho, diretor da Editora Universitária, a Fundação eleva a ciência e, consequentemente, a própria Editora Universitária a partir da realização dessas parcerias que já são de longa data.

“Sem a Fapeal, alguns dos nossos lançamentos não teriam possibilidade de execução. A Fapeal é fundamental na divulgação da ciência e da pesquisa em nosso estado. É, sem sombra de dúvidas, junto com a nossa editora, primordial para que a pós-graduação e os programas que fortalecem a comunidade acadêmica da Ufal seja mais elevada”, disse ele.

Já o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, frisou que a Bienal é um dos maiores eventos culturais, literários e acadêmicos do Brasil, possivelmente o maior do Nordeste e que a Fapeal costuma se fazer presente, seja de maneira direta ou indireta, na realização do evento em parceria com a Ufal.

“A Fapeal já tem uma parceria estreita com a Ufal na realização do evento. Por exemplo, nos últimos anos, nós apoiamos a produção de mais de 150 livros e parte deles estarão sendo lançados aqui na Bienal Internacional do Livro. Então, a Fapeal sempre esteve junto, seja de forma direta ou indireta, na parceria com a Ufal no planejamento e realização do evento”, destacou.

Sobre a Bienal


A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e Sebrae. Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio do Sesc, Natura e Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.

Veja as novidades no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @‌bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.