Edufal lança cerca de 100 livros durante a 10ª Bienal do Livro de Alagoas
Editora universitária terá programação variada nos dez dias de programação do evento

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) celebra o lançamento de cerca de 100 novos livros que serão entregues à sociedade durante os dez dias de programação da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.
O maior evento cultural e literário do estado acontecerá de 11 a 20 de agosto no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió. A entrada é franca.
Mas não para por aí. Para este ano, a programação do estande da Edufal será compartilhada com atrações voltadas ao país homenageado, a Argentina. “Teremos livros de temáticas argentinas ou de língua espanhola, para compor as estantes no espaço do país homenageado. E também vamos ter parceria com o curso de Letras – Espanhol, onde um dos destaques é a declamação de poemas em espanhol, feitas pelos alunos do curso”, explicou Fernanda Lins, do Núcleo Editorial da Edufal.
E assim como em todas as bienais, a Associação Brasileira de Editoras Universitárias também marcará presença no estande da Edufal. “Nós também vamos ter livros da ABEU, após às editoras filiadas mandarem livros para comercializarmos no evento, o que já é padrão nesta parceria”, explicou Diva Lessa, gerente da Editora.
Para o diretor da Edufal, professor Ivamilson Barbalho, a expectativa para o evento é das melhores. “Todo mundo está com a maior expectativa, positiva, feliz e alegre. Depois de uma pandemia, a gente volta com o maior evento que a Ufal promove e focada efetivamente na produção de livros e divulgação da ciência. Estamos com uma programação que foi pensada com muito carinho na ampla diversidade dos temas que a ciência comporta e que a cultura abraça”, contou.
Segundo ele, o tema desta edição é outro ponto motivador para o êxito do evento, principalmente em torno das discussões sobre a defesa da vida, proteção do planeta e humanização da sociedade. “Estamos entusiasmados para que a Bienal comece logo. O momento é de celebrar”, vibrou Barbalho.
Dinâmica do estande
Durante os dez dias da Bienal 2023, o estande da Edufal terá o espaço Café Literário, que ficará a cargo do lançamento dos livros que levam o selo da Editora Universitária. “A expectativa é grande para os lançamentos dessas obras acadêmicas para que aproxime cada vez mais os autores e a comunidade de uma forma geral”, complementou o professor Ivamilson Barbalho.
No entanto, com a divisão do estande com programação voltada ao país homenageado, o local contará com atrações variadas para o público presente. “Pela manhã, vamos ter a declamação de poemas em espanhol, como parte da programação do país homenageado, alguns livros da Edufal também serão lançados na primeira faixa do dia. Nas faixas vespertina e noturna vamos ter, especificamente, o lançamento dos livros de editais que lançamos, os de parceria com a Fapeal e o da Ufal. A gente vai tentar distribuir esses lançamentos das 16h30 às 18h30 e das 19h30 às 21h30”, explicou Fernanda Lins.
O professor Ivamilson Barbalho celebrou a escolha da Argentina como país homenageado, destacando, inclusive, a variada programação do estande. “Compareçam que a programação foi pensada e organizada com muito carinho, com homenagens à Argentina, o país homenageado que é parceiro comercial do Brasil e também irmão de muitas lutas e de muitos propósitos da vida democrática nacional e internacional”, disse ele.
Além destas atividades em conjunto com a programação argentina, o estande da Edufal também contará com livros das editoras Todavia (São Paulo) e 7 Letras (Rio de Janeiro) e supervisionará o espaço onde autores independentes lançarão seus livros, a Praça de Autógrafos Paraíso de Papel.
Até o momento, 105 escritores e escritoras realizaram inscrição para lançar suas obras durante a programação do maior evento cultural e literário do estado.
E somado a todas essas atrações, o professor Ivamilson Barbalho reforçou a gratuidade do ingresso ao maior evento cultural e literário do estado: “Participem, divirtam-se, prestigiem, curtam esse grande momento que a Universidade Federal de Alagoas estará promovendo. É a única Bienal gratuita no país e estará de portas abertas para todo o estado, convidou.
Fapeal e Edufal: parceria de longa data
O estande da Edufal também contará com o lançamento de livros a partir dos editais lançados pela editora, tanto em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) como o que foi voltado exclusivamente à Ufal.
Segundo o professor Ivamilson Barbalho, diretor da Editora Universitária, a Fundação eleva a ciência e, consequentemente, a própria Editora Universitária a partir da realização dessas parcerias que já são de longa data.
“Sem a Fapeal, alguns dos nossos lançamentos não teriam possibilidade de execução. A Fapeal é fundamental na divulgação da ciência e da pesquisa em nosso estado. É, sem sombra de dúvidas, junto com a nossa editora, primordial para que a pós-graduação e os programas que fortalecem a comunidade acadêmica da Ufal seja mais elevada”, disse ele.
Já o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, frisou que a Bienal é um dos maiores eventos culturais, literários e acadêmicos do Brasil, possivelmente o maior do Nordeste e que a Fapeal costuma se fazer presente, seja de maneira direta ou indireta, na realização do evento em parceria com a Ufal.
“A Fapeal já tem uma parceria estreita com a Ufal na realização do evento. Por exemplo, nos últimos anos, nós apoiamos a produção de mais de 150 livros e parte deles estarão sendo lançados aqui na Bienal Internacional do Livro. Então, a Fapeal sempre esteve junto, seja de forma direta ou indireta, na parceria com a Ufal no planejamento e realização do evento”, destacou.
Sobre a Bienal
A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e Sebrae. Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio do Sesc, Natura e Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.
Veja as novidades no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
