Meio Ambiente notifica condomínio em Maceió por intervenção irregular no riacho Garça Torta
Condomínio tem 20 dias para prestar esclarecimentos sobre falta de autorização, além de derramamento de esgoto na estação de tratamento

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) notificou nesta quinta-feira (3), após visita ao local, o condomínio Morada da Garça, em Maceió, devido a práticas irregulares relacionadas à intervenção hídrica no riacho Garça Torta e à operação de sua Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) sem a devida outorga. Além disso, foi constatado derramamento de esgoto na estação. O condomínio agora tem prazo de 20 dias para responder à notificação, prestando esclarecimentos sobre o caso.
De acordo com a equipe de fiscalização, a intervenção hídrica realizada condomínio Morada da Garça não possuía a devida autorização, o que constitui uma infração, de acordo com o decreto que regulamenta a fiscalização da outorga de direito de uso de recursos hídricos, prevista em lei estadual. O riacho, que desempenha um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema local, sofreu modificações que podem impactar negativamente a fauna e flora da região, além de afetar o regime de fluxo de água.

A ETE do condomínio estava operando sem a devida outorga, o que levanta preocupações sobre a qualidade do tratamento realizado e os potenciais riscos de contaminação. A detecção de derramamento de esgoto na estação apenas agravou a situação, uma vez que o lançamento inadequado de efluentes pode causar sérios danos ao ecossistema aquático, comprometendo a saúde pública e a sustentabilidade ambiental.
Diante da situação, a Semarh determinou que o condomínio apresente esclarecimentos detalhados sobre as ações realizadas, bem como um plano de correção das irregularidades identificadas. O prazo para a resposta é de 20 dias, segundo a legislação, a partir da data da notificação.

A Semarh reforça a importância do cumprimento das normas e regulamentos ambientais por parte das empresas e condomínios, visando à proteção dos recursos naturais e à promoção da sustentabilidade em benefício das gerações presentes e futuras.
Últimas notícias

Mãe de JHC ganha projeção nacional após liderar discussão sobre vacina contra o câncer

Boletim médico de Bolsonaro afirma que não há previsão de alta

Contenção da encosta Princesa Diana avança e chega a 42% de conclusão

Polícia instaura inquérito para apurar morte de mulher e bebê durante parto em Arapiraca

Isenção do IPVA promove justiça fiscal em Alagoas; saiba como solicitar

Primeiro Festival de Cinema de Pilar será realizado em homenagem aos cem anos do Cine Pilarense
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
