Presidente da Comissão de Meio Ambiente participa de reunião com carroceiros
O encontro acontece três dias após um protesto organizado por carroceiros no cruzamento da Rua do Sol com a Ladeira dos Martírios, no centro da capital

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Delegado Leonam (União Brasil), esteve na Prefeitura de Maceió nesta quinta-feira, 3, para participar de uma reunião que debateu a situação dos carroceiros na cidade e os maus-tratos aos animais. O encontro acontece três dias após um protesto organizado por carroceiros no cruzamento da Rua do Sol com a Ladeira dos Martírios, no centro da capital.
Durante a reunião, onde estavam presentes o secretário municipal de Bem-Estar Animal, Gabriel Pinheiro; o diretor da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Dário Guedes; o presidente da Associação dos Carroceiros, Alisson Henrique, além de representantes da Secretaria do Governo da Prefeitura, o deputado Delegado Leonam demonstrou interesse em resolver a situação. Segundo o parlamentar, é imprescindível lançar um olhar amplo sobre a questão, no intuito de se encontrar, em conjunto, uma solução que atenda ao profissional carroceiro e que preserve os animais dos maus-tratos. “A reunião, com tom apaziguador, buscou alternativas de trabalho aos carroceiros. Por outro lado, com o apoio da Prefeitura, também disponibilizar médicos veterinários para cuidar e tratar dos cavalos, já que o tratamento é bastante caro e estes trabalhadores não têm condições de custear do próprio bolso”, destacou.
O deputado ainda enfatizou a existência de uma lei federal proibindo os maus-tratos aos animais e que os cavalos nas ruas, muitas vezes, têm causado transtornos no trânsito e acidentes com veículos. Sem falar na situação de abandono de animais mortos em vias públicas e de sua utilização para o descarte irregular de lixo, que é também um crime ambiental. “Atividades ilícitas não podem ser ‘meio de vida’; e maus-tratos aos animais é crime previsto em lei. Reconhecendo tudo isso, estarei sempre à disposição de todos para criarmos alternativas de emprego aos profissionais”, reforçou o Delegado Leonam.
O secretário Gabriel Pinheiro informou o agendamento de outra reunião para o próximo dia 15 de agosto. Até lá, a Prefeitura irá buscar uma medida definitiva para ser apresentada aos carroceiros. Pinheiro disse que a conversa de hoje serviu para conhecer os pleitos da categoria e, a partir daí, buscar entendimento conjunto para o problema. “Tudo isso sem deixar de acolher a demanda dos carroceiros e sem descumprir o que determina a legislação, porque sabemos que é deste trabalho que eles tiram o seu sustento”.
Para o representante dos carroceiros, Alisson Henrique, o encontro foi bastante produtivo e com vários esclarecimentos. “Gostamos muito do que nos fois falado. Esperamos que no próximo dia 15 possamos ter mais notícias boas. A ideia é nos unirmos para acabar com os maus-tratos dos animais e, quero deixar claro: iremos ajudar nisso. No final, vamos todos encontrar uma solução viável para os carroceiros e para os animais”, enfatizou.
Últimas notícias

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal

Casal efetua manutenção em conjunto motobomba que abastece Pariconha

Em Matriz do Camaragibe, Rafael Brito garante nova UBS que levará nome do Papa Francisco
PNAB em Arapiraca: Editais incentivam cultura junina e ocupação de espaços públicos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
