Presidente da Comissão de Meio Ambiente participa de reunião com carroceiros
O encontro acontece três dias após um protesto organizado por carroceiros no cruzamento da Rua do Sol com a Ladeira dos Martírios, no centro da capital
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Delegado Leonam (União Brasil), esteve na Prefeitura de Maceió nesta quinta-feira, 3, para participar de uma reunião que debateu a situação dos carroceiros na cidade e os maus-tratos aos animais. O encontro acontece três dias após um protesto organizado por carroceiros no cruzamento da Rua do Sol com a Ladeira dos Martírios, no centro da capital.
Durante a reunião, onde estavam presentes o secretário municipal de Bem-Estar Animal, Gabriel Pinheiro; o diretor da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Dário Guedes; o presidente da Associação dos Carroceiros, Alisson Henrique, além de representantes da Secretaria do Governo da Prefeitura, o deputado Delegado Leonam demonstrou interesse em resolver a situação. Segundo o parlamentar, é imprescindível lançar um olhar amplo sobre a questão, no intuito de se encontrar, em conjunto, uma solução que atenda ao profissional carroceiro e que preserve os animais dos maus-tratos. “A reunião, com tom apaziguador, buscou alternativas de trabalho aos carroceiros. Por outro lado, com o apoio da Prefeitura, também disponibilizar médicos veterinários para cuidar e tratar dos cavalos, já que o tratamento é bastante caro e estes trabalhadores não têm condições de custear do próprio bolso”, destacou.
O deputado ainda enfatizou a existência de uma lei federal proibindo os maus-tratos aos animais e que os cavalos nas ruas, muitas vezes, têm causado transtornos no trânsito e acidentes com veículos. Sem falar na situação de abandono de animais mortos em vias públicas e de sua utilização para o descarte irregular de lixo, que é também um crime ambiental. “Atividades ilícitas não podem ser ‘meio de vida’; e maus-tratos aos animais é crime previsto em lei. Reconhecendo tudo isso, estarei sempre à disposição de todos para criarmos alternativas de emprego aos profissionais”, reforçou o Delegado Leonam.
O secretário Gabriel Pinheiro informou o agendamento de outra reunião para o próximo dia 15 de agosto. Até lá, a Prefeitura irá buscar uma medida definitiva para ser apresentada aos carroceiros. Pinheiro disse que a conversa de hoje serviu para conhecer os pleitos da categoria e, a partir daí, buscar entendimento conjunto para o problema. “Tudo isso sem deixar de acolher a demanda dos carroceiros e sem descumprir o que determina a legislação, porque sabemos que é deste trabalho que eles tiram o seu sustento”.
Para o representante dos carroceiros, Alisson Henrique, o encontro foi bastante produtivo e com vários esclarecimentos. “Gostamos muito do que nos fois falado. Esperamos que no próximo dia 15 possamos ter mais notícias boas. A ideia é nos unirmos para acabar com os maus-tratos dos animais e, quero deixar claro: iremos ajudar nisso. No final, vamos todos encontrar uma solução viável para os carroceiros e para os animais”, enfatizou.
Últimas notícias
Teca Nelma reafirma pioneirismo ao lançar mais uma seleção pública para destinação de emendas
Alagoas é o 2º do Nordeste com o maior número de trabalhadores com carteira assinada
Acompanhamento nutricional é essencial antes e depois da cirurgia bariátrica, diz especialista
Sesau AL passa a integrar a Rede Nacional de Dados em Saúde
STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação na trama golpista
Filho do chefe de operações da Delegacia de Marechal Deodoro desaparece em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
