Violência

Deputada Gabi Gonçalves enfatiza índices de violência e faz convite para audiência

A parlamentar chamou a atenção da sociedade e dos colegas legisladores para a urgência de ações efetivas para combater essa grave questão

Por 7Segundos com Assessoria 04/08/2023 09h09 - Atualizado em 04/08/2023 10h10
Deputada Gabi Gonçalves enfatiza índices de violência e faz convite para audiência
Deputada Gabi Gonçalves - Foto: Reprodução Assessoria

Em meio ao mês de combate, a Parlamentar utilizou a tribuna para chamar atenção para a crescente nos números de violência de gênero no estado e convidou a todos para a Audiência Pública na próxima segunda-feira (07).

Nesta quinta-feira (3), um discurso da Deputada Estadual Gabi Gonçalves (PP) trouxe à tona os alarmantes índices de violência contra a mulher não apenas em Alagoas, mas também em todo o Nordeste. Com dados e histórias de vítimas, a parlamentar chamou a atenção da sociedade e dos colegas legisladores para a urgência de ações efetivas para combater essa grave questão. Além de convidar os presentes para a Sessão Pública que irá debater o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo Fim da Violência Contra Mulher, acontece na próxima segunda-feira (7), a partir das 14h, no Plenário da Casa.

No plenário, a Deputada Gabi Gonçalves iniciou seu discurso em alusão ao Mês de Conscientização pelo Fim da Violência Contra a Mulher, expondo dados estarrecedores, que refletem a realidade enfrentada pelas mulheres. “Mesmo com avanços e esforços, a violência contra a mulher ainda persiste em nosso país. Milhares de mulheres continuam sofrendo agressões físicas e psicológicas. Recentemente, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, destacou Alagoas como o 2º estado do Nordeste mais violento para mulheres. O Brasil registrou 1.437 casos de feminicídio, além de 74.930 vitímas de estupro no ano passado” enfatizou.

A parlamentar também trouxe à tona outros indicadores alarmantes, como o aumento dos casos de agressões físicas, violência sexual e psicológica contra mulheres na região. Gabi Gonçalves destacou a importância de se promover uma mudança cultural e social, bem como de implantar políticas públicas ainda mais efetivas para a prevenção e o enfrentamento da violência de gênero.

Em resposta ao discurso da Deputada Gabi Gonçalves, diversos colegas parlamentares manifestaram apoio à causa e se comprometeram a discutir e aprovar projetos de lei que visem a proteção e o amparo às mulheres vítimas de violência. "A luta contra a violência de gênero é uma prioridade em meu mandato. Temos muitos outros projetos aqui nesta Casa que são voltados para a Defesa das Mulheres, coibindo e punindo os agressores. Semana passada, promovemos mais uma mudança nesse cenário de violência, com a sanção da lei Lei nº 8.917/23, de minha autoria, que dispõe sobre a reserva 5% de vagas de emprego para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em empresas prestadoras de serviço ao Estado de Alagoas", afirmou a Deputada.

A Audiência Pública que irá debater o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo Fim da Violência Contra Mulher, acontece na próxima segunda-feira (7), a partir das 14h, no Plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas.