Maceió

Idosos do Cras Dom Adelmo participam de ação com atividades de lazer e aprendizado

Iniciativa contou com parceria da Uneal e beneficiou cerca de 60 usuários

Por Secom Maceió 04/08/2023 15h03
Idosos do Cras Dom Adelmo participam de ação com atividades de lazer e aprendizado
Cerca de 60 idosos participaram da ação - Foto: Cortesia

Cerca de 60 idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Dom Adelmo, localizado no bairro Prado, participaram de um ação na última quinta-feira (3), com momentos de lazer e reflexão. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) e contou com parceria da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Os usuários foram recebidos com o café da manhã, seguido com uma roda de conversa sobre o Estatuto da Pessoa Idosa. A atividade foi mediada pela professora da Uneal, Raissa Laurentino.

Os idosos ainda participaram de uma ação que teve como objetivo controlar a ansiedade e resgatar memórias afetivas através da meditação. Dona Marilene Alves tem 75 anos e contou sobre a experiência.

"Foi a primeira vez que participei de uma ação como essa e a sensação foi maravilhosa, me senti muito leve, como se tivesse flutuando. Ao chegar em casa, apliquei esse método antes de dormir e o resultado foi excelente, quero aprender mais", explicou Dona Marilene.

Ao final da iniciativa, os usuários receberam a Carteira do Idoso e realizaram um almoço coletivo, regado de muita descontração. Para a coordenadora do Cras Dom Adelmo, o serviço é importante para ajudá-los a manter o equilíbrio para viver bem.

"É super importante que as pessoas idosas pratiquem atividades como esta. Nossa proposta é de realizar ações semanais, que estimulem o equilíbrio mental. Essa experiência traz diversos benefícios para o bem-estar deles como a melhoria da postura, respiração, fluxo neural, memória e diminui a ansiedade", explicou a coordenadora.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, a proposta beneficia além do bem-estar físico, porque promove conhecimentos acerca dos direitos das pessoas com mais de 60 anos.

"Ficamos felizes com a realização dessas atividades que promovem tantos benefícios para os nossos usuários. Nosso objetivo é oferecer bem-estar e conhecimentos sobre os direitos e deveres desse público que merece toda a atenção e respeito. Através da Prefeitura de Maceió estamos promovendo diversas ações que beneficiem nossos maceioenses e estamos contentes com o resultado", destacou o secretário.