Leonardo Dias constata problemas em UPA do Trapiche e cobra melhor atendimento à população
Além do retardo nas transferências, Dias constatou ainda que os pacientes estavam esperando por um período além do recomendado pelo Protocolo de Manchester
O vereador Leonardo Dias (PL) realizou mais uma série de fiscalizações a equipamentos públicos, nessa quinta-feira (3), em Maceió. Desta vez, o edil visitou quatro unidades de saúde localizadas na região central da cidade.
Leonardo esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro do Trapiche, onde encontrou diversos problemas, entre os mais graves, o atraso para transferência de pacientes para hospitais.
De responsabilidade do Governo do Estado, este encaminhamento tem refletido diretamente na capacidade de atendimento da UPA administrada pelo Município. O vereador, que realiza frequentes fiscalizações ao local, entende que a situação beira o colapso.
Além do retardo nas transferências, Dias constatou ainda que os pacientes estavam esperando por um período além do recomendado pelo Protocolo de Manchester.
"Nunca vi essa UPA tão cheia. As pessoas estão esperando por transferências há muito tempo e não vimos esta situação nem no período da pandemia da Covid-19. Há pacientes esperando por uma transferência há cerca de uma semana. Essa é uma responsabilidade do Governo do Estado. Infelizmente, muitas pessoas estão esperando um tempo além do recomendado para um tratamento digno. Me reunirei com o secretário de Saúde para chegarmos a uma solução para este problema", afirmou o vereador.
Além da UPA, Leonardo Dias também visitou o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Dom Adelmo Machado, no bairro do Prado. No local, o vereador constatou alguns problemas estruturais, como infiltrações em paredes, equipamentos de ar-condicionado danificados, além de buracos no teto e janelas quebradas.
Em seguida, Leonardo se dirigiu à Unidade de Saúde da Família Professor Durval Cortez, também no bairro do Prado. O local passou por reformas recentemente. Entretanto, foram encontrados alguns problemas estruturais de menor urgência.
Dias também Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) para inspecionar a estrutura física do prédio. No local, não foram encontrados grandes problemas estruturais.
O vereador levou todas as questões apontadas para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e solicitou as resoluções. "Passamos por um período de chuvas fortes que acabaram causando alguns problemas estruturais. Mas é preciso uma rápida resolução para que a população que necessita do serviço de saúde seja atendida com dignidade", finalizou Dias.
Últimas notícias
Saiba quem é Jerônimo Vaqueiro, cantor que fez show para plateia vazia
Seduc lança Portaria que define as diretrizes e o funcionamento do ano letivo 2026 em Alagoas
Força política: a 10 meses das eleições, Arthur Lira reúne apoio majoritário dos prefeitos do Sertão de Alagoas
Prefeito de Arapiraca assina ordem de serviço para início das obras do Teatro Mmunicipal
Guia orienta sobre mudança no rastreamento do câncer de colo do útero
Prefeitura de Arapiraca cobra dados do IPM 2025 ao Estado
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
