Defensor do forró alagoano, José Lessa é homenageado no Palco Móvel, na rua aberta da Ponta Verde
Forrozeiros honraram o legado de Lessa, que faleceu no dia 30 de julho
Neste domingo (6), a rua aberta, na orla de Ponta Verde, recebeu apresentações de trios de forró no Palco Móvel para homenagear o saudoso José Lessa Gama, que faleceu no último domingo (30), após sofrer um infarto.
José era presidente da Associação dos Forrozeiros de Alagoas (Asforral) e, com suas pesquisas, ajudou a preservar a cultura e identidade alagoana.
Durante a programação, o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Fábio Palmeira, recebeu a Comenda Gerson Filho, do site Forró Alagoano, criado por Lessa.
“O compromisso da gestão JHC é manter o diálogo e valorização dos artistas da terra. A Fundação é casa e abrigo, por esse motivo deve acolher democraticamente todos que fazem cultura”, retribuiu Fábio à homenagem.
Rosiane Cerqueira, viúva de José, estava presente na programação e afirma que Fábio, em pouco tempo à frente da FMAC, é merecedor da Comenda por demonstrar sensibilidade ao dialogar com a associação, os forrozeiros e a cultura popular de modo geral.
Uma das propostas que a Asforral solicitou recentemente para a Fundação e que será atendida, é a revitalização do Palco Móvel utilizado todos os domingos com apresentações culturais na orla. O trailer havia sido adquirido pela Associação há alguns anos por meio de um edital do próprio município.