Alinhamento entre cirurgia robótica e radiologia preservam rim de paciente
Santa Casa de Maceió se destaca pela união de tecnologia e especialidades
Em atividade desde fevereiro deste ano, o Serviço de Cirurgia Robótica da Santa Casa de Maceió realizou cerca de 85 cirurgias em diversas especialidades, como o tratamento de patologias urológicas e oncológicas, além de procedimentos bariátricos. Na sexta-feira (28), a equipe do cirurgião urologista Gustavo Mendonça contou com o auxílio do radiologista e especialista em diagnóstico por imagem Thiago Costa de Almeida para a localização e retirada de um tumor.
A interação entre as equipes faz parte da filosofia do hospital alagoano, que, nos últimos dois anos tem reforçado o investimento em tecnologia e capacitações. “O alinhamento entre a cirurgia robótica e a radiologia foi fundamental neste caso. O paciente sofria com um tumor renal complexo e, sem a presença do radiologista com o ultrassom dentro da sala, não seria possível localizar o nódulo e retirá-lo sem prejuízo ao rim”, disse Gustavo Mendonça, coordenador do Programa de Cirurgia Robótica da Santa Casa de Maceió.
O paciente passou por uma nefrectomia parcial, que é quando apenas o tumor é retirado, preservando o parênquima renal sadio. Nesta etapa os instrumentos robóticos facilitaram a realização dos movimentos permitindo maior precisão e garantindo mais agilidade ao cirurgião.
Por ser um hospital completo, a união de tecnologia e conhecimento faz parte o dia a dia da Santa Casa de Maceió. “Nessa cirurgia não bastava só o robô. Usualmente, conseguimos ver na parede do rim onde o tumor estava. Mas, nesse caso, ele era totalmente endofítico, ou seja, estava no centro do rim. Com um ultrassom, o radiologista localizou a lesão e fizemos o que é preconizado na cirurgia renal, que é poupar o órgão, isso com a melhor tecnologia, que é o robô, e o auxílio de um radiologista. Essa integração mostra que a Santa Casa de Maceió é um hospital completo”, finalizou o cirurgião.
Com sangramento mínimo, o paciente ficou apenas um dia internado, em uma cirurgia, onde, antigamente, o profissional acabava retirando o órgão.
DA VINCI – Sobre o Programa de Cirurgia Robótica implementado no hospital este ano, o coordenador o Serviço destacou o sucesso em pouco tempo de exercício. “São mais de 85 cirurgias realizadas, com expectativa de chegarmos a 100 cirurgias em pouco mais de 6 meses de programa robótico. Número fantástico, quando comparado com outras instituições do Brasil que colocaram a plataforma Da Vinci”, finalizou Gustavo Mendonça.
Últimas notícias
Olhar da Gente alcança 25 municípios e ultrapassa 12 mil cirurgias oftalmológicas
Planos de saúde terão de cobrir DIU hormonal para pacientes com endometriose
Cenipa abre investigação para apurar causas de queda de helicóptero
Procon fiscaliza água fornecida pela BRK após denúncias de moradores em Maceió
Polícia do Ceará prende João Munhoz, namorado de Isabelle Caracristi
André Mendonça acusa Alexandre de Moraes de direcionar investigação no STF
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
