Política

Paulo Dantas sugere à Lula que vaga no STF seja do Nordeste

O governador entende que o Nordeste precisa participar de outras composições importantes, como o Supremo Tribunal Federal

Por 7 segundos 09/08/2023 11h11 - Atualizado em 09/08/2023 13h01
Paulo Dantas sugere à Lula que vaga no STF seja do Nordeste
Paulo Dantas - Foto: Pei Fon

O governador Paulo Dantas (MDB), em entrevista ao Antena Manhã, da Rede Antena 7, externou sua vontade de ver a vaga do STF preenchida por um nordestino e disse que tem conversado com atores políticos para que essa vontade se concretize.

De acordo com números informados pelo governador, o STF teve apenas 7% de indicações de ministros do Norte, 7% de ministros nordestinos, 585 da região sudeste e por fim, da região sul do Brasil, 28%. Os números são referentes ao período dos Governos Lula e Dilma.

“Enquanto governador de Alagoas, entendo que o Nordeste tem que participar de outras composições importantes”, disse Dantas, revelando que tem discutido esse tema com membros do Congresso Nacional, inclusive com Renan Calheiros, um dos grandes articuladores da política nacional.

“Além de termos uma Reforma Tributária mais justa, mais equilibrada, nós temos que ter também nordestinos ocupando outros espaços de poder, porque onde o nordestino chega, faz bem feito e faz com responsabilidade”, disse Paulo Dantas.

A pauta sobre a busca por mais representação do Nordeste em âmbito nacional surge após Paulo ser questionado sobre seu posicionamento em relação às falas de Romeu Zema, governador de Minas Gerais.

Paulo Dantas discorda das falas de Zema e diz que foram falas “preconceituosas”. Dantas diz que a união dos estados do Nordeste em prol de pautas que beneficiam a região, historicamente desfavorecida, busca a retomada do pacto federativo, pela união dos governos e que não trabalham contra as outras regiões.