Infraestrutura

Moradores relatam mudanças após obras da prefeitura

Tocadas pela Prefeitura de Maceió, as obras de revitalização da orla integram o projeto Renasce Salgadinho, a maior obra ambiental da história de Maceió.

Por 7Segundos com Assessoria 09/08/2023 16h04
Moradores relatam mudanças após obras da prefeitura
Esperadas há mais de 20 anos, obras mudam a realidade das praias da Avenida, Sobral e Pontal - Foto: Assessoria

Maria de Fátima da Silva é uma das maceioenses que só tinham rápidas e desagradáveis lembranças de como estava a orla das praias da Avenida e do Sobral, no litoral da capital alagoana. Mas a realidade vem mudando. Agora, ela fala sobre a atual realidade da região, que nos últimos meses se tornou um canteiro de obras, assegurando uma série de melhorias estruturais e trazendo de volta, o sorriso no rosto de quem frequenta a localidade.

“Só quem mora aqui sabe como a gente queria estas melhorias. Pra caminhar tinha que ser cedo, porque não tinha iluminação, mas agora está ótimo”, destacou Dona Maria de Fátima, que, junto com sua neta, Klayland Pitanga, caminhava pelo calçadão.

Tocadas pela Prefeitura de Maceió, as obras de revitalização da orla integram o projeto Renasce Salgadinho, a maior obra ambiental da história de Maceió. As ações contemplam reparos estruturais no calçadão, ciclovia, equipamentos esportivos, recuperação dos bancos, paisagismo, novo projeto de iluminação e outros serviços. O trecho beneficiado vai desde o Emissário submarino até o até o Memorial à República, no bairro Jaraguá.

A dona de casa Beatriz Santos, que mora no bairro do Prado e faz caminhada na Praia do Sobral, relembrou o passado e mostrou satisfação com o que tem sido feito no espaço. “Minha avó conta que, há muito tempo, aqui era muito bonito, mas ficou abandonado. Mas agora, com estes serviços, estamos com nossa orla de novo. Além de ter ficado melhor e mais bonito, a gente tem mais segurança com tudo iluminado e o calçadão refeito. Agora temos uma orla de verdade. Estou muito feliz”, afirmou.

Em meados da primeira metade do século XX, a Praia da Avenida, acabou se tornando a precursora da relação entre os maceioenses e o mar, por ser praticamente a única frequentada por moradores tanto da capital, como de cidades do interior do estado. Foi através dessa aproximação da sociedade, que surgiram os primeiros clubes e hotéis na região.

Contenção


Além das obras de revitalização, que seguem em ritmo avançado, a Prefeitura de Maceió executa também a contenção marítima na orla do Pontal da Barra e Sobral, que avança cada vez mais, chegando, simultaneamente, a diversos pontos do trecho litorâneo da capital.

A intervenção era um antigo sonho de moradores que há mais de 20 anos esperavam por medidas que fossem efetivadas para conter o avanço do mar, proporcionando também, mais segurança a quem passa pelo calçadão da praia.

O servidor público Luiz Borges, que mora na parte alta da cidade, mas pratica atividade física na localidade, falou dos outros investimentos já feitos, mas destacou que a infraestrutura tem proporcionado uma grande melhoria “Estas obras melhoraram bastante para quem passa por aqui”, disse.

Já a moradora Simone Lucine não esconde a esperança em voltar a frequentar o calçadão da praia sem o sentimento de insegurança. “Agora com a obra a gente vai sair com segurança, fazer nossa prática de exercícios e outras formas de lazer”.

Ao todo, somente na região, mais de 1.300 metros de extensão receberão as obras. Maceió é a primeira capital a utilizar a tecnologia holandesa de blocos pré-moldados e anéis hexagonais na contenção do avanço do mar e no controle da erosão causada pelo movimento das ondas marítimas, com um material que possui 200 anos de vida útil, levando mais segurança para pedestres e motoristas.