10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas começa nesta sexta-feira (11)
O evento vai acontecer até o dia 20 de agosto com vasta programação
A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas começa hoje! Até 20 de agosto, a cidade de Maceió será palco de dez dias repletos de cultura, literatura, oficinas variadas, espetáculos teatrais, lançamentos de livros, mesas-redondas e muito mais. O evento acontecerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado no bairro de Jaraguá, com expectativa de receber mais de 400 mil pessoas e entrada totalmente gratuita.
"Estamos muito empolgados em anunciar a programação da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Será um evento cultural imperdível, repleto de oportunidades para os amantes da literatura e da cultura. Além disso, a Bienal terá atrações musicais e culturais para enriquecer ainda mais a experiência dos participantes. Acreditamos no poder transformador da cultura e na sua importância para o desenvolvimento econômico e social de Alagoas”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas.
A Bienal é o maior e mais importante evento literário e cultural de Alagoas. Com o tema “Defender a vida, proteger o planeta e humanizar a sociedade”, a feira vai homenagear os 130 anos de Jorge de Lima, terá como patrono o cineasta Cacá Diegues e o país homenageado será a Argentina.
Para fãs de literatura, a Bienal trará nomes de destaque no cenário nacional. A renomada escritora Paula Pimenta estará presente no sábado, 12 de agosto, das 14h às 18h, no auditório do Centro de Exposições. Em seguida, o escritor Itamar Vieira Junior participará de uma palestra mediada pelo professor Gian Carlo Melo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), das 19h às 21h.
Na segunda-feira, 14 de agosto, os escritores Frederico Pernambucano de Mello e Robério Santos irão compor uma mesa com o tema "Cangaço na Literatura", que será mediada por José Malta. Robério Santos também ministrará outra mesa no dia seguinte, das 16h30 às 18h, abordando o tema "Mídia e Cangaço".
Outros destaques incluem a presença da escritora Lilia Schwarcz na quarta-feira, 16 de agosto, ministrando uma palestra sobre "O Papel da Branquitude no Racismo Brasileiro", com mediação do professor Gian Carlo Melo. Além disso, na sexta-feira, 18 de agosto, o jornalista Nelson Motta estará presente em uma mesa temática focada na sua carreira artística.
A programação da Bienal conta com mesas-redondas, palestras e diversas oficinas. Os temas abrangem assuntos importantes, como Educação Inclusiva em Alagoas, Direitos Humanos na América Latina, Editoras universitárias, História de Alagoas escrita por mãos negras, Mulheres jornalistas e violências, Tecnologias digitais e práticas pedagógicas na Educação Superior, Educação indígena em Alagoas, entre outros.
Para os amantes de cultura, a Bienal oferece uma variedade de atrações, com espetáculos teatrais, apresentações musicais e shows. Destaque para o espetáculo teatral inspirado em Anne Frank, apresentação infantil com Flora e Alecrim, Jessier Quirino com seus causos e histórias, além dos espetáculos em homenagem ao escritor Jorge de Lima.
A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e Sebrae. O evento tem coordenação da professora Sheila Maluf e conta com o apoio de várias instituições, como Sesc, Natura, Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras.
Toda a programação detalhada está disponível no site oficial da Bienal, no endereço https://bienaldealagoas.com.br/. As atrações estão organizadas por dia e horário para facilitar o planejamento do público interessado.
Últimas notícias

Morre empresária arapiraquense Maria de Lourdes esposa de José Mazzarope

Infectologista da Sesau alerta sobre como se proteger de doenças virais respiratórias

Lula reclama do preço do ovo e procura por ‘ladrão’: ‘Alguém está passando a mão’

Indústria de Alagoas pode reduzir captação de mananciais com reúso de efluentes

Paulo Dantas entrega pavimentação em Major Izidoro

Tia Júlia visita obras de reforma e ampliação do CRAS de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
