Detran leva atividades interativas sobre educação para o trânsito para a 10ª Bienal do Livro
Contação de histórias para crianças, quiz para jovens e adultos e muita informação marcam a participação do órgão no evento

O trânsito é um ambiente de convivência e compartilhamento social, onde é preciso ter empatia, gentileza e respeito às regras. Para reforçar esses conceitos, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) está com dois estandes na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, e teve início nesta sexta-feira (11).
Os espaços do Detran buscam ampliar e aproximar o órgão da população, com contação de histórias para crianças, mascotes e um quiz voltado para o público jovem e adulto. Todas as atividades passam uma mensagem de educação como cidadania plena para o trânsito, e assim trazer comportamentos seguros nas vias, estradas e rodovias do estado.

Por isso, para as crianças a parte lúdica ensina e instrui por meio da contação de histórias e dos mascotes: o Detranzito e a Detranzita, que estão fazendo sucesso com os pequenos.
Para o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, a Bienal é uma oportunidade ímpar para conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a importância e o papel de cada um no trânsito.
“Projetamos conceitos diferentes para cada tipo de público. Para as crianças, foi feito um material lúdico, colorido, e informativo. Assim, elas aprendem sobre o trânsito de uma forma divertida. Quanto aos jovens e adultos, a interação também é muito presente, mostrando para eles onde há a possibilidade de adotar posturas e comportamentos que possibilitem melhorias no convívio no trânsito em Alagoas”, afirmou.

Ao final das atividades, as crianças levam brinquedos para casa: jujubas com as cores do semáforo, jogos da memória, quebra-cabeças, revistinhas e livros para colorir com a temática do trânsito. Para os jovens e adultos, há um quiz, onde giram a roleta, respondem uma pergunta sobre as normas de trânsito, e recebem um brinde.
De acordo com Sonaly Bastos, Superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, a Bienal é um espaço de grande circulação de pessoas, principalmente de crianças, transformando em um ambiente de interação com a sociedade.

“Por isso, a Superintendência de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores pensou em trazer atividades interativas, onde levamos o conteúdo do Detran e a necessidade das pessoas pensarem que o trânsito é um ambiente de convivência social. À medida que vamos conversando, vamos lembrando que no trânsito a vida é o mais importante, o cuidado com o outro é o mais importante para que a gente continuamente busque reduzir e prevenir os sinistros de trânsito”, disse.
As ações do órgão estadual seguem até o dia 20 de agosto, sempre das 9h às 22h.
Últimas notícias

Homem sofre tentativa de homicídio enquanto bebia com 'amigo' em Feira Grande

Por unanimidade, STF mantém condenações por incêndio na boate Kiss

Homem é morto a tiros no bairro Trapiche da Barra, em Maceió; suspeitos seguem foragidos

Mulher é ameaçada pelo primo com espingarda em Limoeiro de Anadia

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 37 milhões

Mulher grávida sofre agressão após ter casa invadida por ex-companheiro em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
