Infraestrutura

Contenção definitiva de encostas: ''muda a vida das pessoas'', diz engenheira que comanda as obras

Profissional aposta em trabalho humanizado, conversando com as comunidades beneficiadas, para explicar o quê está sendo feito e quais resultados esperar

Por 7Segundos com Secom Maceió 13/08/2023 17h05
Contenção definitiva de encostas: ''muda a vida das pessoas'', diz engenheira que comanda as obras
Engenheira civil Alicia Carolina Lourenço acompanha de perto os trabalhos de contenção - Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Uma mulher tem sido a responsável por fiscalizar uma das obras mais relevantes do município, que tem afastado, definitivamente, a insegurança para quem vive em áreas de encostas na capital. A engenheira civil Alicia Carolina Lourenço acompanha de perto os trabalhos de contenção em diversos pontos da cidade com um olhar técnico, aguçado e humano.

Este já é o maior desafio da trajetória profissional dela. Cada detalhe faz uma enorme diferença na sua rotina, afinal de contas é a integridade física de milhares de pessoas que está sob risco. São 22 pontos da cidade em que há obras previstas, algumas acontecendo de forma simultânea, exigindo muito comprometimento.

Fiscal de obras, desde agosto do ano passado, na Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), a engenheira recebeu com entusiasmo a missão de inspecionar os projetos e contratos que são elaborados por empreiteiras contratadas pela gestão, especificamente, para as contenções.

Como exigência do trabalho, passou três dias em Salvador (BA), onde participou de um workshop que passou conhecimentos importantes sobre obras de proteção em encostas. Quando voltou, pegou todos os termos firmados e estudou cada um deles em casa. No dia a dia, é ela quem verifica se as cláusulas e as peças técnicas dos contratos estão sendo cumpridas pelas empresas prestadoras do serviço.

“É a primeira vez que atuo na fiscalização de obras de contenção, e tem sido uma experiência bastante desafiadora, cheia de descobertas e bem satisfatória. Estou me identificando muito com o trabalho, de modo que pretendo me especializar neste ramo profissional”, ressaltou.

Alicia diz estar sendo impactada, técnica e socialmente, com a fiscalização destas obras em Maceió e cita que, dada à relevância do serviço, que protege a vida das pessoas, a rotina acaba sendo empolgante.

“Não é uma receita de bolo. Estamos falando de um procedimento de alta complexidade, com várias nuances, em que cada caso se torna singular. Durante a execução, pode haver uma série de intercorrências e o meu trabalho consiste em, justamente, eliminar os riscos. O serviço é minucioso, importante e precisa ser feito de modo a causar menos danos sociais, com o mínimo possível de desapropriações. E temos conseguido fazer isso”, comemora.

Segundo ela, os frutos dessa obra nas comunidades têm aparecido. Os moradores vivem com mais segurança e menos preocupação, principalmente, com a estação mais chuvosa, onde as ocorrências de deslizamento de encostas eram mais frequentes. Prova disso é que, em 2023, apesar de períodos de chuvas mais intensas, nenhuma vida foi perdida na cidade, bem diferente do que aconteceu em anos anteriores nestas áreas que, hoje, recebem a contenção definitiva.

“É essencial andar nas duas linhas, social e técnica. Temos alcançado bons resultados com as obras seguindo o cronograma e deixando a comunidade bastante satisfeita. Tem sido bem gratificante para mim, como técnica, perceber que o trabalho tem mudado a vida das pessoas. Acredito muito neste projeto e garanto que a cidade, quando essas obras forem concluídas, ficará mais segura para quem vive nas encostas”, ressaltou.

Reconhecimento


Parte da satisfação do povo em relação a este serviço tem contribuição direta da engenheira. Ela faz questão de, ao iniciar a obra, sentar com os moradores para explicar, de maneira didática, o que será feito ali e quais os reflexos previstos. Com o passar do tempo, assim que a região passa pelo teste das chuvas intensas sem que hajam ocorrências, os agradecimentos são inevitáveis.

“Muitos nos procuram para demonstrar gratidão à Prefeitura pelo trabalho que está sendo feito. Eles dizem que moram ali há muitos anos sem que nada fosse feito para minimizar os riscos que correm no cotidiano. Esta, portanto, é a primeira vez que se faz a contenção permanente neste porte e com um resultado positivo”, revela.

Na prática, Alicia tem desenvolvido uma relação excepcional e humana com as comunidades em que as obras estão acontecendo e buscado soluções imediatas para tocar, inclusive, outros serviços previstos para a área. A proatividade e a proximidade com as pessoas têm contribuído diretamente para o sucesso da iniciativa da gestão.

Esse contato da profissional com os moradores é sempre muito positivo, com uma abordagem leve, didática e que gera tranquilidade para quem reside nas localidades beneficiadas. “Pra mim, é uma grande satisfação ver a obra sendo finalizada. Também tenho o maior prazer em conversar com as pessoas, explicar direitinho o que está ocorrendo, detalhar as etapas das obras e dirimir as dúvidas”, completa.

A Prefeitura está executando a contenção em localidades que apresentavam grande risco de deslizamentos, principalmente, durante o período das chuvas. Até o momento, cinco localidades já receberam serviços frutos de um investimento que ultrapassa os R$ 26 milhões. Está sendo aplicada tecnologia de geomantas e solos grampeados. Nos localidades que já foram beneficiadas, não ocorreu nenhum tipo de alteração, mesmo com o alto volume de água.

Contenção definitiva


O principal objetivo é fazer a contenção definitiva para que a população que reside em regiões com risco de escorregamento de encostas não fique em situação de perigo de deslizamento de barreira ou desabamento de imóveis. Para isso, atualmente, estão sendo realizados serviços de infraestrutura em cinco pontos da capital, nos bairros Tabuleiro do Martins, Bebedouro, Poço (Reginaldo), Benedito Bentes e Jacintinho.

Nos bairros Tabuleiro do Martins e Bebedouro, as obras estão a todo vapor, com um percentual de execução de 75% no avanço dos serviços. Além desses, mais quatro serviços de contenção de encostas estão previstos para a ladeira do bairro Fernão Velho, o Mirante São Rafael, em Mangabeiras; Conjunto João Sampaio, no Jardim Petrópolis; e para a Rua da Gazeta, no Centro de Maceió.

Outras três obras de contenção de encostas nos bairros Benedito Bentes, Jacintinho e Barro Duro já foram entregues, somando um investimento de R$ 5.661.099,86.