Operação Língua Suja flagra lançamento de esgoto da BRK no sistema de drenagem
Durante a fiscalização, testes foram feitos com corante
Uma ação de fiscalização da Operação Língua Suja, da Prefeitura de Maceió, flagrou nesta segunda-feira (14), uma rede de esgoto da BRK desembocando em uma rede de drenagem na Rua Hélio Pradines, no bairro Ponta Verde.
A ação, que ocorre de maneira permanente, é integrada por técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Infraestrutura (Seminfra).
De acordo com o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, o sistema de drenagem que estava recebendo materiais da rede de esgoto é responsável por levar a água da chuva para o mar. “Com isso, os dejetos estavam sendo lançados no mar da Ponta Verde”, informou.
A Lei Municipal 4.548/96, no artigo 113, proíbe o lançamento de esgoto, mesmo que tratado, nas praias ou redes de águas pluviais. Com a descoberta da irregularidade, a Seminfra fechou a entrada da rede de esgoto que estava no sistema de drenagem.
A infração ambiental registrada pelos técnicos ocorreu após o tubo de esgoto que passa por dentro da rede de drenagem apresentar fissuras, ocasionando vazamento de esgoto na galeria de águas pluviais. Durante a fiscalização, foram realizados testes feitos com corante para certificar de quem seria a responsabilidade da infração.
A empresa responsável pelo esgotamento sanitário da capital foi autuada. Além disso, providências devem ser tomadas, o mais breve possível e nos próximos dias, uma defesa deverá ser apresentada pela empresa de saneamento.
Últimas notícias
Bebê com doença rara conhece o mar pela primeira vez em Fortaleza
Homem é preso em Joaquim Gomes durante cumprimento de mandado na zona rural
Mendonça libera para plenário do STF caso de mensagens entre Moraes e Vorcaro
Renan Filho reúne mais de 7 mil pessoas em caminhada no Benedito Bentes
Internet recupera e viraliza elogio de Sikêra Júnior a Francisco Sales
Fabio Costa e Leonardo Dias inauguram comitê em Maceió com adesivaço
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
