Cultura

Espaços de cultura nerd são destaque para o público jovem na 10ª Bienal do Internacional do Livro

Para muitos a temática vira porta de entrada para o hábito da leitura

Por 7Segundos com Assessoria 15/08/2023 11h11 - Atualizado em 15/08/2023 11h11
Espaços de cultura nerd são destaque para o público jovem na 10ª Bienal do Internacional do Livro
Estandes de cultura nerd e geek são destaque na Bienal - Foto: Mitchel Leonardo

Os estandes voltados para as culturas nerd e geek se destacaram como pontos de atração imperdíveis para os visitantes mais jovens. Em um mundo cada vez mais repleto de referências e ícones da cultura pop, esses espaços se consolidaram como plataformas de aproximação entre os adolescentes e jovens ávidos por literatura e entretenimento.

Esses estandes oferecem uma ampla variedade de opções para os visitantes explorarem. Os estandes proporcionaram um mergulho profundo nesses universos, são bonecos, gibis, estátuas em tamanho real e também se tornou um espaço para debates, lançamentos de livros e apresentações temáticas.

Márcio Omena foi pioneiro ao trazer o universo das histórias em quadrinhos para a Bienal. Entusiasta da temática desde criança, o empresário afirma que o “quadrinho” é a porta de entrada para o mundo da literatura. “O quadrinho não é só super-heróis, existem diversas temáticas como: romance, faroeste, policial, terror, suspense. Então existe um mundo além das histórias em quadrinhos infantis e de super-heróis”, complementou Márcio.

Para Esthefane Cerqueiro essa foi uma alternativa para incentivar seu sobrinho, de 13 anos, a criar o hábito da leitura. “Ele vivia muito no celular e uma forma que eu vi de tentar incentivar ele para a leitura foi comprar o que ele se interessaria. Ele gostava de animes e aí eu comecei a comprar alguns livros nesse estilo para incentivar”, declarou a fotógrafa.

Promover as culturas nerd e geek não só aproxima os jovens do universo literário, mas também desencadeia discussões valiosas sobre temas como diversidade, inclusão, ética e moral. Muitos desses universos fictícios são ricos em metáforas que refletem questões do mundo real. Os visitantes podem enxergar os desafios enfrentados por seus heróis favoritos como reflexos de suas próprias jornadas, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e crítico.

Sobre a Bienal


A 10ª Edição da Bienal Internacional do Livro segue até o dia 20 de agosto, sempre das 10h às 22h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. A entrada é franca. Para conhecer com antecedência a programação completa, visite o site do evento e siga-nos nas redes sociais: @bienaldealagoas. Estamos no Threads, no Instagram e no Facebook. As fotos do evento podem ser vistas no Flickr.