Leonardo Dias reforça empenho em garantir verba para atingidos pelo afundamento de solo
O vereador ressaltou a lei que destina 50% do valor acordado entre a Prefeitura e a Braskem aos moradores atingidos

O vereador Leonardo Dias (PL) esteve presente em uma manifestação dos moradores dos bairros atingidos pelo afundamento de solo, que ocorreu na tarde desta terça-feira (15), na Praça Dois Leões, no bairro do Jaraguá.
Em pronunciamento durante a manifestação, o vereador se mostrou solidário à causa e garantiu que seguirá lutando para que os proprietários que perderam seus imóveis recebam uma parte do montante de R$ 1,7 bilhão acordado entre a Prefeitura Municipal de Maceió e a mineradora Braskem.
“Estamos trabalhando para defender que os moradores sejam contemplados no acordo e que tenham as suas dores diminuídas. Entendo que o dinheiro não supre as relações que eles tiveram naquele local, mas estou empenhado para desatar os nós que ainda travam essa compensação”, afirmou o vereador..
Na manhã de hoje, durante Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Maceió (CMM), o vereador ressaltou a lei, de sua autoria, aprovada pela Casa de Mário Guimarães, que destina 50% do valor acordado entre a Prefeitura de Maceió e a Braskem aos moradores atingidos.
A pauta, entretanto, foi vetada pelo Executivo e ainda não tramitou na CMM para manutenção ou derrubada do veto. “A Lei está na Casa e nós temos que deliberar sobre ela em definitivo. Tenho solicitado constantemente que o Executivo apresente uma proposta que contemple os moradores, seja de 50% do valor ou uma outra porcentagem”, afirmou Dias.
Desde o início de seu mandato, o vereador tem se mantido atuante nesta questão que atingiu mais de 60 mil famílias maceioenses. Dias foi o propositor e presidente da Comissão Especial Parlamentar dos Bairros em Afundamento de Solo (CEPBAS), que produziu dois relatórios que serviram como base para a lei de compensação.
“O assunto da Braskem vem sendo discutida desde o início desta Legislatura, onde fui o propositor e presidente da CEPBAS, que funcionou por 18 meses e dela resultaram dois detalhados relatórios. A partir deles, foi criada a lei da Braskem, que foi aprovada por unanimidade, mas vetada pela Prefeitura”, explicou o vereador.
Ainda durante a sessão, Leonardo ironizou o tardio interesse de Renan Calheiros sobre o afundamento de solo, em Maceió. Dias chamou a atenção de que o assunto vem sendo discutido há cerca de cinco anos, mas o senador alagoano só passou a atuar a partir da sinalização do montante a ser pago pela mineradora ao Município de Maceió.
O vereador relembrou que o senador foi presidente da empresa Salgema Indústrias Químicas S/A, que antecedeu a Braskem na exploração da salmoura em Maceió. “É estranho esse interesse do senador Renan Calheiros começou a enxergar o problema somente quando o Município começou a vislumbrar o acordo. Ele foi presidente da Sal-gema e tem responsabilidade direta sobre o que aconteceu nos bairros. Ele deveria saber o que estava acontecendo ali dentro. Eu relembro que se algum poder trabalhou por estas pessoas foi a Câmara de Maceió, que aprovou a minha lei por unanimidade e busca compensar os moradores”, concluiu.
Últimas notícias

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
