Educação

Vale-livro facilita acesso à leitura para alunos da rede pública de ensino de Maceió

Estudante de 15 anos conta emocionada como foi comprar obra de seus sonhos, ''O Diário de Anne Frank''

Por 7Segundos com Secom Maceió 16/08/2023 17h05
Vale-livro facilita acesso à leitura para alunos da rede pública de ensino de Maceió
Estudante Laiane, 15 anos, realizou o sonho de comprar livro desejado com o vale-livro da Semed - Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

Cerca de 382 crianças e estudantes da rede pública municipal de ensino estiveram presentes, na manhã desta quarta-feira (16), no estande da Secretaria Municipal de Educação (Semed), durante mais um dia da Bienal Internacional do Livro, em Jaraguá.

A animação e a empolgação foram intensas no local, principalmente pelo fato de os estudantes estarem com sacolas cheias de livros. Eles comemoraram a todo tempo a compra das obras literárias, devido ao compromisso da Semed em proporcionar o fácil acesso ao livro e o incentivo à leitura.

Uma das estudantes é Laiane Carvalho, 15 anos, da Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção, localizada no Jacintinho. Ela contou que ficou feliz e com uma sensação de sonho realizado, já que ela tinha uma grande vontade de comprar o livro "O Diário de Anne Frank".

"Achei muito bom esse vale-livro. É um valor que dá para comprar bastante coisa boa. Comprei dois livros, o da Anne Frank e outro chamado Emma, da Jane Austen. Tenho pouco costume, mas gosto de ler. Esse da Anne Frank sempre quis comprar, foi um sonho ter ele em mãos, porque eu só via ele à venda na internet", relatou a adolescente.

Outra aluna da rede pública municipal de ensino é a Maria Laura, de apenas 6 anos, do Colégio de Aplicação Professora Telma Vitória, localizado na Cidade Universitária. Laura comprou logo dois livros. "Gostei ainda mais daqui, porque consegui comprar livros. Também gostei de ouvir as histórias com as tias. Eu lembro que foi sobre um ratinho e o lobo", disse.

Para a professora Isabel Freitas, tem sido uma experiência única e transformadora para as crianças virem adquirir os seus próprios livros e participar das ações da Semed. "A parte mais legal foi essa de comprar livros, porque foi da escolha deles. Eles que folhearam, escolheram o que queriam ler, o que comprar, o que não queriam e isso também trabalha a autonomia, a compra, o processo de entregar o voucher. Eles mesmo que fizeram tudo sozinhos. Foi muito bonito de ver", destacou Isabel.

Cultura e Educação


Os pequenos prestigiaram atividades como contação de histórias, apresentação cênica sobre o combate ao Aedes aegypti e os maiores participaram de jogos pedagógicos com questões sobre o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), como também de uma disputa de dança de Tiktok educativo.

Segundo a técnica da Semed e contadora de história Lúcia Andrade, foi um prazer ver o empenho e a animação das crianças ao prestigiarem as histórias. "Nós fizemos uma história cantada com gestos de uma criança que ia para Marrocos e tinha vários acontecimentos. Foi uma história continuada. Foi bem interessante. Participaram, se empenharam. Foi uma dinâmica gostosa, foi um grande prazer", contou a técnica, que trabalhou junto com Gracileide Melo, outra contadora de história da Semed.

Programação


A previsão é a de que mais 315 estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e mais 400 estudantes e crianças da rede pública municipal de ensino participem das atividades oferecidas pelas equipes da Educação de Maceió, no período da tarde desta quarta-feira.

Outros espaços da Bienal também estão sendo ocupados com atividades no período vespertino, organizadas pela Semed, como a sala Jatiúca. Lá será realizada a mesa-redonda "Os primeiros 1000 dias de vida da criança e o fortalecimento das políticas públicas para a primeira infância", com os palestrantes Cláudio Soriano e Elizângela Mercado.

Até às 18h, as contações de histórias continuam acontecendo, junto a uma exposição de educação ambiental e jogos educativos.