Presidente Galba Netto e vereador Brivaldo Marques discutem justiça itinerante com TJ
Encontro foi articulado na sede do judiciário para apresentação da demanda e o conhecimento da proposta
O desejo de levar justiça e cidadania para os moradores da parte alta da cidade mobilizou o presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Galba Netto (MDB) e o vereador Brivaldo Marques (MDB). Na tarde, desta quarta-feira (16) eles se reuniram com o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho.
Em pauta o Projeto da Justiça Itinerante que é desenvolvido pelo judiciário alagoano nos bairros da capital. Por meio dele é possível garantir a retirada da segunda via de documentos como identidade, registro civil, certidão de nascimento e até promover ações de divórcio e casamento.
"Vamos promover essa ação de cidadania no Tabuleiro. Em breve traremos mais detalhes sobre essa ação que devolve cidadania ao nosso povo. Estamos juntos fortalecendo a nossa cidade", destacou Galba.Segundo Brivaldo, a proposta é aguardada pela população que muitas vezes fica anos sem ter acesso a serviços essenciais por falta de documentos.
"A CMM sempre está muito atenta a isso. A casa está discutindo melhoria para o cidadão. Com documentos corretos a pessoa pode ter acesso a programas como o moradia legal que dá o título de posse da sua residência, facilidades na parte familiar e cível. Vamos levar para as regiões onde as pessoas precisam", completou Brivaldo.
Cidadania
O presidente do TJ/AL, Fernando Tourinho, confirmou a importância social do projeto que atende à demandas dos cidadãos de forma acessível e democrática. Qualquer pessoa que tenha a necessidade de atualizar sua documentação pode ser atendida de forma facilitada.
"A Justiça Itinerante é um dos programas sociais mais gratificantes para nós do Judiciário. Ele permite que possamos nos aproximar mais das pessoas menos favorecidas, ressaltando o que comumente falamos na nossa gestão de estar sempre de mãos dadas com a sociedade”, enfatizou o presidente.