Geral

Mulher sofre surto psicótico em pousada de Maceió

Natural de Água Branca, ela se trancou no quarto, deixou de se alimentar e foi socorrida por Equipe Social do Ronda

Por 7Segundos com Assessoria 17/08/2023 12h12
Mulher sofre surto psicótico em pousada de Maceió
Mulher tem surto psicótico e é socorrida pela equipe do Ronda no Bairro - Foto: Assessoria

A Equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro atuou, nesta quarta-feira (16), em mais um caso de surto psicótico ocorrido em Maceió. Uma mulher de 50 anos saiu de Água Branca, no Sertão do Estado, para a capital alagoana, com o objetivo de participar de um concurso público, realizado no domingo (13).

Em Maceió, ele se hospedou, no sábado (12), em sua pousada, localizada no Orla marítima, onde permaneceu trancada no quarto até o final da tarde desta quarta-feira (17).

Depois de perceber que a cliente não deixava o quarto nem para se alimentar, os proprietários da pousada acionaram o Corpo de Bombeiros que, por sua vez, manteve contato com a guarnição RB VTR 02 Orla e a Equipe Social do PRB, por se tratava de uma questão de saúde mental.

“Pelos relatos dos proprietários da pousada, a mulher hospedou-se por volta das 22h do sábado. Com o passar do tempo, perceberam que ela não deixava o quarto, não se alimentava e apenas bebia água. A preocupação tomou conta de todos por lá e ligaram para os bombeiros. Por se tratar de paciente psiquiátrica, eles não poderiam realizar a imobilização da paciente psiquiátrica, acionando o Ronda para assumir o caso”, detalha a assistente social Julie Mayara de Santana.

Ainda conforme a profissional, uma vizinha da pousada notou a movimentação que ocorria no local e, após ficar a par dos fatos, informou trabalhar na área de saúde mental e manteve contato com funcionários do CAPS de Água Branca, cidade natal da paciente.

Depois dessa intermediação, os familiares da senhora foram comunicados da situação e informados que ela estava sendo encaminhada para o Hospital Escola Portugal Ramalho, em Maceió, para posterior transferência para o interior.