Aprovado projeto que cria o Programa Pet Sangue Bom no Estado de Alagoas
A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou nesta quinta-feira, 17, o projeto de lei nº 29/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que institui a campanha "Pet Sangue Bom" no âmbito do Estado de Alagoas e dá outras providências. A proposição visa estimular a criação e manutenção de bancos de sangue veterinários para animais domésticos. O projeto ainda incluiu no Calendário Oficial de Eventos do Estado, o “Dia do Pet Sangue Bom”, a ser celebrado anuamente no dia 14 de novembro
De acordo com o projeto aprovado, fazem parte das diretrizes da campanha a promoção da doação voluntária e segura de sangue animal; instalação e manutenção de bancos de sangue veterinários públicos ou privados; proteção da saúde do animal doador e do receptor; respeito à ética, princípios e técnicas para o uso do sangue, componentes e hemoderivados; manutenção permanente e continuada do desenvolvimento de pessoas, de pesquisa e inovação tecnológica; e ampla divulgação para conscientizar os tutores de animais domésticos sobre a importância do ato de doação de sangue animal.
“A doação de sangue é um ato capaz de salvar vidas, e esta afirmação se aplica tanto para seres humanos quanto para animais. Assim como nós, os animais também podem passa por situações delicadas em que a transfusão de sangue se torna medida necessária e decisiva. No entanto, a doação de sangue animal é uma prática relativamente desconhecida e conta com poucos adeptos, daí a importância desta”, destacou o deputado Delegado Leonam.
Banco de Ração e Utensílios para Animais
Nesta mesma sessão, também foi aprovado outra matéria que visa à proteção dos animais. A proposição também de autoria deputado Delegado Leonam, institui o Programa Estadual Banco de Ração e Utensílios para Animais no Estado de Alagoas com o objetivo de captar doações de ração e utensílio para animais, bem como promover sua distribuição a organizações não governamentais, abrigos, protetores independentes e pessoas ou famílias cadastradas em programas sociais que possuam animais.
“Por certo, a busca pela concretização do bem-estar animal é desenvolvida nas mais diversas áreas, sendo a alimentação o ponto vital nesta caminhada. Sabe-se que diversas entidades não-governamentais dedicam bastante tempo no recolhimento de doações para suprir o estoque de ração e utensílio para animais para os animais, em que muitas das vezes não conseguem suprir as demandas rotineiras”, afirma o deputado Delegado Leonam.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
