Acidentes

Aprovado projeto que cria o Programa Pet Sangue Bom no Estado de Alagoas

Por 7Segundos com Assessoria 17/08/2023 19h07
Aprovado projeto que cria o Programa Pet Sangue Bom no Estado de Alagoas
Delegado Leonam solicita implantação de Delegacia de Crimes contra a Criança e o Adolescente na região do Agreste - Foto: Assessoria

A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou nesta quinta-feira, 17, o projeto de lei nº 29/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que institui a campanha "Pet Sangue Bom" no âmbito do Estado de Alagoas e dá outras providências. A proposição visa estimular a criação e manutenção de bancos de sangue veterinários para animais domésticos. O projeto ainda incluiu no Calendário Oficial de Eventos do Estado, o “Dia do Pet Sangue Bom”, a ser celebrado anuamente no dia 14 de novembro

De acordo com o projeto aprovado, fazem parte das diretrizes da campanha a promoção da doação voluntária e segura de sangue animal; instalação e manutenção de bancos de sangue veterinários públicos ou privados; proteção da saúde do animal doador e do receptor; respeito à ética, princípios e técnicas para o uso do sangue, componentes e hemoderivados; manutenção permanente e continuada do desenvolvimento de pessoas, de pesquisa e inovação tecnológica; e ampla divulgação para conscientizar os tutores de animais domésticos sobre a importância do ato de doação de sangue animal.

“A doação de sangue é um ato capaz de salvar vidas, e esta afirmação se aplica tanto para seres humanos quanto para animais. Assim como nós, os animais também podem passa por situações delicadas em que a transfusão de sangue se torna medida necessária e decisiva. No entanto, a doação de sangue animal é uma prática relativamente desconhecida e conta com poucos adeptos, daí a importância desta”, destacou o deputado Delegado Leonam.

Banco de Ração e Utensílios para Animais

Nesta mesma sessão, também foi aprovado outra matéria que visa à proteção dos animais. A proposição também de autoria deputado Delegado Leonam, institui o Programa Estadual Banco de Ração e Utensílios para Animais no Estado de Alagoas com o objetivo de captar doações de ração e utensílio para animais, bem como promover sua distribuição a organizações não governamentais, abrigos, protetores independentes e pessoas ou famílias cadastradas em programas sociais que possuam animais.

“Por certo, a busca pela concretização do bem-estar animal é desenvolvida nas mais diversas áreas, sendo a alimentação o ponto vital nesta caminhada. Sabe-se que diversas entidades não-governamentais dedicam bastante tempo no recolhimento de doações para suprir o estoque de ração e utensílio para animais para os animais, em que muitas das vezes não conseguem suprir as demandas rotineiras”, afirma o deputado Delegado Leonam.