Maceió

Cafu inspira alunos do município em palestra no encerramento da 10ª Bienal do Livro

Capitão do Penta, o ex-atleta falou para cerca de 800 alunos de escolas públicas de Maceió, que também receberam um exemplar do livro 'A Saga da Cafu'

Por 7Segundos com Assessoria 21/08/2023 11h11
Cafu inspira alunos do município em palestra no encerramento da 10ª Bienal do Livro
Capitão do Penta, Cafu inspira alunos na 10ª Bienal do Livro com autobiografia e palestra motivacional - Foto: Mariel Matias

O Capitão do Penta, Cafu, lendário jogador de futebol, encerrou em grande estilo a programação da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na 10ª Bienal Internacional do Livro em Alagoas, neste domingo (20). A convite do Município, o craque ministrou a palestra motivacional “O grande Sonho” e autografou exemplares exclusivos de sua biografia, “A saga Cafu”, juntamente com a escritora da obra, a jornalista Mariah Morais.

O evento lotou o Teatro Gustavo Leite. Das 1.200 vagas disponíveis, 800 foram ocupadas por alunos da rede municipal de ensino, que receberam a biografia do capitão do pentacampeonato e puderam autografá-la, e as 400 restantes pelo público em geral.

Ao lado de Mariah Morais, uma das percussoras do jornalismo esportivo no país, com quem Cafu compartilha o palco e a vida, Cafu contou ao público alguns episódios de superação até à carreira brilhante e o legado indiscutível no futebol mundial, O ídolo do futebol, que encantou multidões durante suas atuações pela seleção brasileira e por grandes clubes, incluindo o São Paulo e o Milan, compartilhou suas experiências e lições de vida em uma palestra especial, abordando temas como superação, trabalho em equipe e perseverança.

A secretária municipal de Educação, Jó Pereira, destacou o apoio irrestrito dado pelo prefeito JHC para que os estudantes da rede de toda a capital tivessem uma experiência enriquecedora e inesquecível na Bienal e destacou que o momento foi de extrema importância e alegria para a Educação de Maceió.

“Estamos felizes com o Capitão do Penta, Cafu e com a jornalista e escritora Mariah Morais, neste evento tão importante, agradecemos pela oportunidade de trazê-los. Na bienal, mais de 12.600 alunos da rede vivenciaram a experiência de estar aqui, escolhendo seu livro e levando para casa uma leitura escolhida por eles. Quero agradecer a todos que fizeram esse evento acontecer e ressaltar que estudar é massa, porque transforma, porque muda nossa vida e nos leva a lugares que nunca imaginamos chegar”.

Pioneira


A autora da biografia, “A saga Cafu”, Mariah Morais é referência para o jornalismo brasileiro. Ela foi a primeira mulher a comentar partidas de futebol na televisão aberta, além de ser autora de dois best-seller e presidente do Instituto Brilhante. Durante o evento, ela destacou estar em Alagoas divulgando o livro é muito especial para unir educação e cultura.

“É uma alegria muito grande. Eu costumo dizer que Maceió é o quintal da minha casa. Nós estávamos andando em São Paulo, quando vimos que ia ter a Bienal aqui, então eu liguei e disse: ‘-eu quero ir para a Bienal!’. Porque é uma junção de tudo que eu gosto, literatura, Maceió e não tem como não apoiar iniciativas em prol da cultura, no momento em que a gente precisa fomentar muito a educação e a cultura no nosso país”, ressaltou Mariah.

Portas abertas


Cafu aproveitou o momento para reforçar a importância da leitura na educação. “ É essencial trazer as crianças para a Bienal, fazer com que elas estejam neste ambiente que incentiva a leitura. Educar é Massa, vocês não têm ideia do que vocês estão fazendo aqui. Quero parabenizar a todo povo aqui de Alagoas e ao Prefeito JHC, que abriu as portas para que esse encontro acontecesse”, disse o capitão.

A vinda de Cafu para Maceió certamente deixou um legado inspirador para todos os presentes na 10ª Bienal do Livro. Sua história de sucesso no futebol e sua mensagem deixaram uma marca indelével na memória daqueles que tiverem a oportunidade de testemunhar essa ocasião. Para as crianças da Rede Municipal de Educação, Cafu fez muito mais do que contar sua história, ele ampliou as possibilidades de conquistas.

“Eu achei muito interessante, esse momento superou as minhas expectativas. Me identifiquei muito, até porque é uma coisa que a minha mãe sempre fala e é verdade, uma palavra muda muito a vida da pessoa. Minha mãe costuma falar que é ‘o momento e que vai passar’. Então tudo que o Cafu falou hoje, foi muito forte e importante para mim”, compartilhou a aluna da Escola Pompeu Sarmento, Sophy dos Santos.

“O Cafu ajuda a motivar as crianças e os alunos que também tem esse sonho de ser jogador de futebol ou qualquer outro sonho e tudo nos leva ao mesmo caminho que diz: ‘Não desista’, por isso sempre acredite nos seus sonhos, independente de qualquer dificuldade ou barreira, nós podemos ultrapassá-las”, ressaltou Nicolas Willys, aluno da Escola Padre Brandão Lima.