Geral

Escola Dom Antônio Brandão vence fase municipal do Concurso de Merendeiros

Maria Cícera de Melo Silva vai representar Maceió na etapa metropolitana do evento

Por 7Segundos com Assessoria 24/08/2023 12h12
Escola Dom Antônio Brandão vence fase municipal do Concurso de Merendeiros
Maria Cícera vencedora da etapa municipal de Maceió - Foto: Mariel Matias/Ascom Semed

O saboroso prato de peixe com crosta de castanhas ao molho de abóbora e azeite de coentro foi o grande campeão da etapa municipal de Maceió do 5° Concurso de Merendeiros. A receita é de Maria Cícera de Melo Silva, merendeira da Escola Municipal Dom Antônio Brandão, no Tabuleiro do Martins, que participou pela primeira vez da competição.

A etapa final da capital alagoana foi realizada na Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção, localizada no Jacintinho, e reuniu duas finalistas, na quarta-feira (23). O segundo lugar ficou com o risoto de frango com carne de jaca verde e legumes, da merendeira Maria José Silva de Araújo, da Escola Municipal Dom Miguel Fenelon, no Jardim Petrópolis.

A vencedora levou o prêmio de R$ 500,00 e garantiu vaga na semifinal - etapa metropolitana - que será realizada em setembro. A merendeira, que atua há 27 anos na rede, foi a primeira a se inscrever na etapa municipal do Concurso, cujo objetivo é estimular a valorização desses profissionais e eleger as melhores receitas com base em alimentos da Agricultura Familiar.

Pela primeira vez participando e já garantindo o primeiro lugar, ela fala do sentimento de ter seu prato inédito como ganhador e da expectativa dele ser implantado nas refeições diárias dos alunos da Rede.

“O resultado me alegrou mais ainda agora para a fase, vou me aprimorar mais. Uma satisfação enorme, estou muito feliz em apresentar essa receita e saber que, mais tarde, ela será inserida no cardápio escolar das crianças, do fundamental, dos jovens e adultos. Vai contribuir muito para o desenvolvimento mental deles”, revelou.

Maria Cícera conta, ainda, que a escolha do peixe como proteína na receita se deu após ela perceber que ainda há muita resistência ao fruto do mar.

“Como eu tenho 27 anos no município, eu vi que o peixe é muito importante na alimentação, principalmente na fase escolar. Eu também não me desligo da abóbora, porque é muito importante para a visão. É uma receita muito rica, porque o peixe tem quatro vezes mais, nutrientes já existentes naquelas outras proteínas. E também eu vi uma resistência nas crianças em aceitarem o peixe”, explicou a merendeira da Dom Antônio Brandão.

Ainda segundo a representante de Maceió, esse concurso tem valorizado cada vez mais as merendeiras e deixou um recado de incentivo. “Acho que todos os profissionais, em geral, têm que ser valorizados. E o concurso pertence a gente. Então eu digo para minhas colegas que na próxima edição venham, participem!”, garantiu Maria Cícera.

A merendeira Maria José conquistou o segundo lugar e levou R$ 300 reais para casa. A dona da receita de risoto de carne de jaca fala da alegria em participar do concurso. “Para mim é uma oportunidade estar aqui. É uma satisfação mostrar meu prato que fiz com minhas mãos, a minha ideia”, disse.

Os pratos foram julgados por uma comissão organizadora do concurso com representantes do Sebrae Alagoas, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As receitas classificadas foram avaliadas em aspectos como sabor, criatividade, aparência e textura.

A banca julgadora também foi composta por alunas da Escola Municipal Kátia Pimentel. Uma delas foi Lucelia Souza, 34 anos, e falou da satisfação de estar participando deste momento. “Eu amei a oportunidade de estar aqui degustando os pratos maravilhosos. Espero que continue sempre assim, todos estão de parabéns”, afirmou.

O Concurso


A 5ª edição do Concurso de Merendeiras foi promovida pelo Sebrae em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió, Embrapa, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Governo Federal e Senac.

Para a superintendente de Governança e Gestão Interna, Marcelle Telles, a agricultura familiar é prioridade na gestão da secretária Jó Pereira e destacou a importância da parceria para a promoção do concurso.

“Nós queremos agradecer a todo o sistema S pela parceria. Nós estamos programando uma formação e capacitação para merendeiras porque o reconhecimento dessa profissão está dentro do nosso escopo. A agricultura familiar também é uma pauta importante prioritária para nós e vamos cumprir não só os 30%, como obrigatoriedade da legislação, mas queremos chegar, no mínimo, aos 40% de aquisição da agricultura familiar porque é esse o alimento que é saudável, que chega em nossa mesa e que dá ao agricultor familiar o seu meio de sobrevivência”, pontuou Marcelle.

A coordenadora da Alimentação e Nutrição Escolar da Semed, Ana Denise Gouvêa, falou da importância desse concurso. “A preparação começa lá atrás antes mesmo da inscrição, onde eles são treinados ao receberem duas formações que são pré-requisitos para essa inscrição no concurso. Então, o nosso merendeiro está também tendo um incentivo no currículo com esse momento de criar a receita, de mostrar do que ele é capaz”, afirmou.

Tags: