ALE aprova projeto que institui o uso do Cordão de Girassol em Alagoas
A matéria foi aprovada em segunda e última votação e segue agora para ser sancionada pelo Governo do Estado

A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira, 24, o projeto de lei nº 45/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que institui o uso do Cordão de Girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas (aquela cuja deficiência não é identificada de maneira imediata por não ser fisicamente evidente), no âmbito do Estado de Alagoas. A matéria foi aprovada em segunda e última votação e segue agora para ser sancionada pelo Governo do Estado.
De acordo com o projeto, o uso do Cordão de girassol é facultado aos indivíduos que tenham deficiências ocultas, bem como a seus acompanhantes e atendentes pessoais e não constitui fator condicionante para o gozo de direitos assegurados às pessoas com deficiência. Ainda pela proposição, os estabelecimentos públicos e privados devem orientar seus funcionários e colaboradores quanto ao uso do Cordão de Girassol para identificação de pessoas com deficiências ocultas, a partir do uso do cordão, bem como os procedimentos que possam ser adotados para atenuar as dificuldades destas pessoas.
“A ideia global do Cordão de Girassol é a conscientização e disseminação do conhecimento para que as pessoas adotem espontaneamente comportamentos mais gentis e empáticos, garantindo a inclusão da pessoa com deficiência e promovendo sua dignidade e de sua família, contribuindo com isso, no desenvolvimento de práticas que auxiliam na inclusão de todos”, destaca o deputado Delegado Leonam.
O deputado explica que este projeto de lei adéqua o Estado de Alagoas ao que determina o Estatuto da Pessoa com Deficiência, já que no mês passado, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, no exercício da presidência da República sancionou a Lei nº 14.624/2023, que alterou o Estatuto da Pessoa com Deficiência para instituir o uso do cordão de fita com desenhos de girassóis para a identificação de pessoas com deficiências ocultas na norma. Este cordão é uma faixa estreita de tecido ou material equivalente, na cor ver estampada com desenhos de girassóis, podendo ter um crachá com informações úteis, a critério do portador ou de seus responsáveis.
Últimas notícias

"Missão cumprida, mas justiça pela metade", desabafa mãe de Roberta Dias após condenações

Seprev entrega 273 Carteiras de Identidade Nacional garantidas pela Casa de Direitos

Acidente entre motociclistas no Bosque das Arapiracas deixa vítimas com escoriações

Motociclista sofre fratura após colisão com carroça em Maceió

Idosa de 88 anos é socorrida após mal súbito em Arapiraca

Polícia prende suspeito de tráfico e apreende drogas e arma de fogo em Joaquim Gomes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
