Cidades

Operação da Prefeitura combate despejo irregular de esgoto no sistema de drenagem

Prefeitura de Maceió realizou mais de 60 tamponamentos; ações irregulares têm afetado tubulações do sistema de drenagem da capital

Por 7Segundos com Assessoria 26/08/2023 09h09
Operação da Prefeitura combate despejo irregular de esgoto no sistema de drenagem
Operação da Prefeitura combate despejo irregular de esgoto no sistema de drenagem - Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra

A Prefeitura de Maceió tem combatido a prática de ligações clandestinas de esgoto que deságuam diretamente nas tubulações de captação de águas pluviais e compromete a rede de drenagem da capital. Das inspeções às autuações, a identificação de irregularidades segue um processo que busca sanar de vez a problemática.

Lançada em dezembro de 2022, a Operação Línguas Sujas já realizou 63 tamponamentos em pontos que constavam ligações irregulares, isto é, fechou entradas de tubulações de esgoto que estavam transferindo dejetos para a rede de drenagem. Neste período, foram mais de 18 mil metros de galerias inspecionadas, além de 599 bocas de lobo e 238 poços de visitas em bairros da parte baixa de Maceió.

Quando dejetos são lançados nas tubulações de águas pluviais, todo o material é desaguado no mar, especialmente quando a irregularidade é identificada em bairros da parte baixa de Maceió, já que as galerias transportam a água da chuva para a praia.

Com o objetivo de coibir a prática ilegal, a operação é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que atua em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

Gabriel Rodas, coordenador de Drenagem da Seminfra, explica que a quantidade de tamponamentos é significativa porque o processo passa por diversas etapas, desde a identificação da irregularidade até à aplicação de multas aos infratores.

“Nossas equipes realizam regularmente inspeções no sistema de drenagem, identificando ligações clandestinas que ficam escondidas sob o pavimento ou calçada. Quando identificadas, inicia-se o processo de busca de onde vem aquela ligação, realizando testes nas edificações próximas, com fumaçador ou corante, aplicados onde existe lançamento de água lavável, aquela que se utiliza em pias, chuveiros e sanitários”, detalhou Rodas.

Quando identificada a irregularidade, o responsável pela edificação ou a concessionária de esgoto que está provocando o lançamento irregular diretamente na rede de drenagem, recebe uma autuação e posteriormente uma multa. A autuação é emitida em consonância com o estabelecido no Código Municipal de Meio Ambiente, instituído pela Lei Municipal nº 4.548/96, e nas diretrizes de instalação, manutenção e limpeza periódica de caixas de gorduras, Lei Municipal nº 6.961/19.