Boletim Meteorológico de Alagoas do próximo trimestre já está disponível
Fim do período de quadra chuvosa aumenta a temperatura e diminui as precipitações em Alagoas

Muito calor, tempo seco e diminuição da incidência de chuvas. Esta é a avaliação meteorológica para o próximo trimestre (setembro-outubro-novembro) em Alagoas, de acordo com o último boletim climático do Nordeste do Brasil. Elaborado a partir da reunião dos centros meteorológicos dos nove estados da região, o boletim foi divulgado no final da tarde desta segunda-feira, 28 de agosto.
Este mês, a reunião foi coordenada pela Semarh, por meio da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden). “A elaboração do boletim trimestral traz uma previsão sobre clima e volume de chuvas, sendo de extrema importância, já que impacta diretamente nas ações a serem tomadas em diversos setores, como na agricultura, realização de obras, e cuidados com a população”, conta o secretário Gino César.
A chegada do tempo seco em Alagoas já era esperada, tendo em vista o fim da quadra chuvosa no Estado, que acontece historicamente em setembro. Contudo, as temperaturas deste ano tendem a ficar mais altas, e o volume de chuvas mais baixo do que os últimos dois anos para o mesmo período, em razão da incidência dos fenômenos climáticos.
Até o início deste ano, o fenômeno “La Niña”, que trazia um volume maior de precipitações, ainda estava em vigor no Estado. Contudo, hoje a incidência do “El Niño” que, embora ainda não tenha atingido o seu auge, já está contribuindo para a diminuição das chuvas e elevação das temperaturas, não apenas em Alagoas, mas no Nordeste como um todo.
O boletim climatológico já demonstra que as temperaturas para o próximo trimestre serão mais elevadas, sobretudo na região do semiárido alagoano. Em todo estado, as médias climatológicas podem variar entre 29º e 34º. Já as chuvas estão classificadas como normal a abaixo da faixa normal climatológica em todas as áreas ambientais.
"No trimestre SON/2023, as chuvas podem ocorrer próximas a ligeiramente abaixo da média nas regiões ambientais situadas no leste do Estado de Alagoas. Para o centro-oeste de Alagoas, os próximos meses são considerados de estiagem. Já a temperatura do ar deve ficar acima da média histórica em todas as regiões ambientais de Alagoas no decorrer do próximo trimestre.", informa a meteorologista Anna Bárbara Coutinho
A Semarh permanece em constante monitoramento da situação climatológica em Alagoas, inclusive sobre a situação dos rios e volumetria de chuva, além da previsão diária do tempo para todas as regiões do Estado, disponível no site.
Para acessar o boletim climático completo para Alagoas, acesse o link: http://www.semarh.al.gov.br/documentos?task=download.send&id=4678&catid=348&m=0.
Últimas notícias

Três pessoas são presas por violência contra a mulher em Maceió

Motociclista é autuado por perturbação do sossego e infrações de trânsito em Igaci
![[Vídeo] De Arapiraca para o mundo: o sonho de viver da música que move o cantor GêSamba](https://img.7segundos.com.br/jCokBIvHxJRBqZC5v20fZbSysTM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/cantor-3.jpg)
[Vídeo] De Arapiraca para o mundo: o sonho de viver da música que move o cantor GêSamba

Vizinho ameaça mulher com faca e profere xingamentos na zona rural de Palmeira dos Índios

Três quilos de cocaína são apreendidos durante operação no Jacintinho

Governador Paulo Dantas lança Programa Ronda no Bairro na Praia do Francês
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
