Saúde

Corujão: horário ampliado facilita acesso da população aos serviços de saúde

Com a marca de quase 175 mil atendimentos, a iniciativa se consolida por levar assistência em saúde à população em horário noturno

Por Secom Maceió 03/09/2023 14h02
Corujão: horário ampliado facilita acesso da população aos serviços de saúde
Corujão: horário ampliado facilita acesso da população aos serviços de saúde - Foto: Secom Maceió

Desde a implantação do Corujão da Saúde, em 2021, 174.518 pessoas foram beneficiadas com o horário estendido. Esses usuários tinham dificuldades em acessar os serviços de saúde durante o dia e com a ampliação do funcionamento dos postos até às 21h, ficou mais fácil para essas pessoas cuidarem de sua saúde. A iniciativa da Prefeitura de Maceió também ajudou a diminuir o fluxo de espera por atendimentos.

“O Corujão da Saúde representa um grande avanço na saúde pública da nossa capital. O programa facilita o acesso de pessoas que não podem se dirigir aos postos durante o dia para cuidar da saúde. Com o horário estendido, os usuários podem ir às unidades também no horário noturno para realizar um atendimento médico. O Corujão da Saúde é um sucesso e tem feito a diferença na vida de cada pessoa que necessita do SUS”, destaca o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias.

A capital já conta com 22 unidades funcionando com o modelo inovador, que oferece diversos serviços de saúde para a população. Entre eles estão os atendimentos clínicos, ginecológicos e odontológicos, consultas de enfermagem, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C e gravidez, puericultura, dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, glicemia e vacinação.

Os usuários também podem contar com os programas estratégicos da Atenção Básica, como saúde do homem, saúde do idoso e acompanhamento de doentes crônicos (hipertensão e diabetes), hanseníase e tuberculose.

Acesso facilitado

Para ter acesso ao serviço, o usuário não precisa marcar de forma prévia. Diariamente são disponibilizadas 20 vagas, sendo quatro para emergência, para consultas médicas e de enfermagem em cada uma das 22 unidades que contam com o modelo, no horário das 17h às 21h.

Para a marcação do atendimento, basta o usuário comparecer até a Unidade de Saúde no horário estendido, munido de documento pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS.

Se houver vaga, o usuário é prontamente atendido. No caso de fichas esgotadas, os profissionais fazem um agendamento prévio, para o dia seguinte ou o dia mais próximo, de modo que o usuário seja assistido de forma célere.

Unidades com Corujão da Saúde

UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica);
UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes);
UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes);
UBS José Tenório (Serraria);
UBS Durval Cortez (Prado);
UBS Pitanguinha;
UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra);
UBS Antônio de Pádua (Petrópolis);
UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia);
UBS Djalma Loureiro (Clima Bom);
UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes);
USF Jorge David Nasser (Ipioca);
USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce);
UBS Jardim São Francisco (Levada);
UBS Felício Napoleão (Jacintinho);
US Jorge Duarte Quintella Cavalcanti (Graciliano Ramos);
URS Walter de Moura Lima (Santa Amélia);
UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro);
USF João Sampaio (Tabuleiro do Martins);
UBS José de Araújo Silva (Jacintinho);
UBS Hélvio Auto (Trapiche da Barra);
UBS Roland Simon (Vergel).