Geração de emprego avança 4,75% e soma 17,5 mil postos de trabalho no governo Paulo Dantas
Crescimento é resultado da política de captação de negócios que o Estado vem adotando e que tem atraído grandes empresas para Alagoas
A geração de emprego em Alagoas registrou um aumento de 4,75% em um ano — medido de agosto de 2022 a julho de 2023 — e somou 17.570 vagas com carteira assinada, segundo os dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quarta-feira (30), pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O saldo positivo é resultado da diferença entre as 182.079 admissões e os 164.509 desligamentos no período – o primeiro ano do Governo Paulo Dantas.
Matéria publicada na edição deste fim de semana da Gazeta de Alagoas mostra também que a taxa de crescimento de empregos formais no Estado, em um ano, é a terceira maior do Nordeste, atrás apenas do Piauí, que registrou aumento de 5,42%, e do Maranhão (5,12). Na região, a Paraíba aparece com a menor taxa de crescimento: 2,7%. Em seguida aparecem Pernambuco (3,7%), Sergipe (3,85%), Ceará (4,28%) e Bahia (4,47%). Alagoas também supera a média nacional de 3,73%.
O crescimento do emprego no primeiro ano de Governo Paulo Dantas é resultado da política de atração de negócios que o Estado vem adotando – inclusive com a abertura de um escritório em São Paulo que tem apresentado Alagoas aos empresários brasileiros. “Além disso, o avanço do emprego é resultado dos incentivos fiscais e locacionais, os investimentos em infraestrutura, educação e na logística, com a duplicação das rodovias, além da política de atração que estamos adotando, fortalecendo a interiorização das indústrias”, disse recentemente a secretária de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino.
Para fomentar ainda mais a geração de emprego no Estado, o Governo de Alagoas criou recentemente a Escola do Turismo, programa vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setur) que oferece 11 mil vagas em cursos gratuitos para jovens em busca do primeiro emprego e para profissionais em busca de capacitação para atividades dos ramos de hotelaria, alimentação e outros segmentos ligados à atividade turística.
Desempenho no mês
Apenas em julho, Alagoas apresentou o maior crescimento na criação de emprego do ano, com a geração de 2.169 postos formais de trabalho, um crescimento de 0,56% em relação ao mês anterior. Trata-se da quarta maior taxa do Nordeste, atrás do Piauí (1,14%), Paraíba (0,78%) e Rio Grande do Norte (0,76%). Foi a maior alta do ano e o segundo mês consecutivo de crescimento, segundo os dados do Caged. O saldo de julho é resultado das 13.605 admissões e os 11.436 desligamentos.
O desempenho do mês foi puxado pela indústria, que abriu 1.083 vagas com carteira assinada - o correspondente a 50% do total de postos de trabalho criado no período. A agropecuária aparece com o segundo melhor desempenho, com a criação de 698 vagas. Em seguida vem o setor de serviços (242 vagas), comércio (127) e construção civil (19).
Os dados do Ministério da Economia revelam ainda que em julho, 65,6% das vagas criadas no estado foram ocupadas por jovens com idade entre 18 e 24 anos. Em seguida aparecem os trabalhadores da faixa etária entre 40 e 49 anos, que ocuparam 258 postos. Trabalhadores com idade entre 30 e 39 anos aparecem em terceiro lugar, com 245 empregos.
Salário de admissão
O levantamento do Caged mostra também que Alagoas registrou o oitavo maior crescimento do país no salário médio de admissão em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado. De acordo com os dados, o salário médio de admissão no estado naquele mês foi de R$ 1.622,26, um avanço de 6,33% ante os R$ 1.525,63 de julho de 2022.
Últimas notícias
Colisão entre moto e caminhonete deixa duas pessoas mortas em Maceió
Grife de luxo criada por alagoana veste líder do BBB e ganha destaque nacional
Homem é assassinado a tiros na Praia da Sereia, em Maceió
Prefeito Jarbas Ricardo entrega complexo esportivo e anuncia 90 casas em São José da Tapera
“Perdemos um homem íntegro e comprometido com as pessoas”, diz Fabio Costa ao apresentar moção de pesar por Edson Magalhães
Trade turístico reconhece sucesso da Feira dos Municípios Alagoanos e sugere ampliação do evento
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
