Rodrigo Cunha relata Projeto de Lei que reduz impostos de empresas que contratarem funcionários com mais de 60 anos
O benefício teria duração de cinco anos
Projeto de Lei que tem relatoria do senador Rodrigo Cunha (Podemos) no Senado Federal propõe reduzir impostos para empresas que contratarem funcionários com idade igual ou superior a 60 anos. O benefício teria duração de cinco anos.
E o parecer do senador alagoano em favor do projeto (PL nº 4890/19) foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Com a aprovação do parecer de Rodrigo Cunha, o Projeto já pode ser votado pelo Congresso Nacional e, se aprovado e sancionado, beneficiará milhares de brasileiros da chamada melhor idade.
De acordo com avaliações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), existem graves discriminações contra idosos no mercado de trabalho. “São homens e mulheres ativos, experientes, capacitados e que buscam oportunidades, mas são barrados devido ao preconceito de idade. Queremos inclusão no mercado para todos e este projeto ajuda nesta causa”, afirmou Rodrigo Cunha.
De acordo com o Projeto, os patrões poderão deduzir de sua contribuição à seguridade social (que, atualmente, é de 20% do salário do funcionário) até um salário-mínimo por semestre por contratado com mais de 60 anos. Também poderão deduzir da base de cálculo da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) o total da remuneração paga aos funcionários nessa faixa etária.
O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aponta que, até outubro do ano passado, 37,7 milhões de brasileiros tinham 60 anos ou mais. A expectativa de vida no país subiu para 76,8 anos, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os brasileiros com mais de 60 anos, o percentual era de que 5,4% estão desempregados.
Últimas notícias
Carlos diz que hospital perto não garante atendimento ágil a Bolsonaro
Governo Trump, no entanto, mantém acusação de narcotraficante
Moraes nega ida de Bolsonaro a hospital e exige laudo médico
EUA recuam em acusar Maduro de liderar suposto Cartel de Los Soles
Lutador de Muay Thai é preso suspeito de matar professor após discussão por dívida trabalhista
Jovem de 21 anos é assassinado a tiros na Vila Betel, em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
