Detran realiza ações educativas para alunos da rede pública de Maceió
Alunos aprenderam de forma lúdica, com quebra-cabeças e jogos da memória, em ação realizada no Colégio Fantástico, no Benedito Bentes

Ensinar, conscientizar e multiplicar o aprendizado. O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) levou, nesta terça-feira (5), ações lúdicas de educação para o trânsito para 230 estudantes do Colégio Fantástico, no Benedito Bentes, em Maceió. Os alunos tiveram acesso a informações sobre a conduta adequada para a preservação da vida nas vias e rodovias.
Na quadra da escola, o grupo brincou com quebra-cabeças, roleta de perguntas e jogos da memória. Tudo pensado para incentivar comportamentos seguros, gerar debate e orientar crianças e adolescentes sobre as atitudes corretas que devem ser adotadas no trânsito. Os mascotes, o Detranzito e a Detranzita, também estiveram presentes para ajudar a conscientizar os alunos.
A pequena Laura Melo, de cinco anos, coloriu alguns desenhos do semáforo e saiu afiada sobre o significado de cada cor. “O sinal é vermelho, amarelo e verde. O vermelho é para parar, o amarelo para prestar atenção e o verde para seguir”, disse. Já Gabriela Araújo, de dez anos, aprendeu que atravessar na faixa de pedestre representa segurança. “A paciência é muito importante, por isso não pode atravessar a via em qualquer lugar, tem que ser na faixa. Também aprendi que quando entramos no carro tem que colocar o cinto de segurança e quando estiver de moto, preciso colocar o capacete”, ressaltou.
As atividades lúdicas foram desenvolvidas de forma diversificada para dialogar com a faixa-etária dos quatro até os 12 anos de idade. Para Sandra Mendes, assistente social da Superintendência de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, o objetivo é trabalhar com crianças, jovens e adultos, para que eles abracem essa cultura da preservação da vida, porque não é mais aceitável nenhuma morte no trânsito.
“Buscamos fazer a ação na parte alta de Maceió, pois a região está muito sujeita a sinistros de trânsito. Então, essa intervenção de hoje teve o intuito de orientar por meio do lúdico, ou seja, de como eles devem se comportar no trânsito, quais as atitudes seguras, quais os direitos das crianças e dos adolescentes no espaço trânsito, criando uma cultura de prevenção da vida”, afirmou.
As crianças são multiplicadoras dentro da casa com os familiares. Anderson Henrique Silva, coordenador geral do Colégio Fantástico, disse que é de fundamental importância trazer essas atividades para os estudantes que estão em processo de formação. “A mensagem sobre a conscientização do trânsito mais seguro é imprescindível para os alunos. Na escola, as regras de trânsito são estudadas, mas elas são praticadas mesmo na rua, no dia a dia. Esse tipo de ação ajuda a conscientizar também os adultos, porque a criança consegue educar o papai e a mamãe em casa, sendo assim multiplicadora de boas condutas”, reforçou.
Últimas notícias

Homem é morto a facadas pelo próprio irmão em Olivença

Homem é morto com tiros na cabeça no bairro Ouro Preto, em Maceió
Ex-funcionária de hotel na Jatiúca confessa crime e tem prisão preventiva decretada

Grave acidente entre caminhão e carro deixa quatro pessoas feridas na rodovia AL-220

MP pede cassação de liminar de prisão domiciliar a empresário que fugiu após condenação

Moradores de Pilar enfrentam caos no abastecimento de água e cobram providências da BRK
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
