Cidades

Gestores das escolas municipais participam de oficina sobre prestação de contas

Técnicos da Semed dão orientações sobre a gestão dos recursos escolares e conscientizam os diretores sobre a importância de manter os caixas escolares com as contas regularizadas

Por 7Segundos com Assessoria 13/09/2023 13h01
Gestores das escolas municipais participam de oficina sobre prestação de contas
Este foi o primeiro dia das oficinas de prestação de contas. - Foto: Mariel Matias/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) iniciou, nesta quarta-feira (13), um ciclo de oficinas sobre prestação de contas para os gestores de todas as unidades de ensino da capital. O objetivo é conscientizar os gestores sobre a necessidade de manter as contas escolares regularizadas, para que as unidades possam receber recursos financeiros. As oficinas acontecem no auditório Paulo Freire, na sede da Semed, na Cambona.

A iniciativa da formação é da Gerência Técnica de Acompanhamento e Prestação de Contas da Semed. Durante os encontros, os técnicos da Semed tiram dúvidas dos gestores e aplicam atividades práticas para que eles aprendam como fazer e compreendam a importância da prestação de contas, bem como entendam a necessidade da unidade escolar estar regularizada financeiramente.

De acordo com a técnica Dáfini Santos, a iniciativa é importante, principalmente, no atual período de transição entre gestores que estão deixando a direção das escolas e passando o cargo para novos diretores, recentemente eleitos.

“Estamos ensinando em grupos, para que eles compreendam melhor todo o processo de prestação de contas, que é algo meio complicado. Explicamos detalhadamente todos os recursos que as escolas recebem, para tentar evitar o máximo de erros possível. Por exemplo: estamos ensinando a tirar um extrato bancário, que às vezes as unidades escolares não conseguem tirar regularmente; também ensinamos como preencher um ofício corretamente”, explicou a técnica.

Os grupos de gestores vão aprender a prestar contas para a caixa de custeio da escola, merenda escolar e dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), além de ações agregadas. Ao todo, serão cinco encontros semanais, para atender a todas as 148 unidades escolares da Rede.

Eleita no pleito recente, a diretora-geral da Escola Municipal Arnon de Melo, no Jacintinho, Alessandra Viana, compareceu à oficina e destacou a importância da iniciativa: “Estava ansiosa por esse momento. Porque, para gerirmos a escola, precisamos estar com todos os recursos e contas em dia. Aqui, estamos em uma oficina prática tirando nossas dúvidas acerca da prestação de contas e de diversos programas que temos”.

Dáfini Santos alertou para as consequências que uma unidade de ensino pode sofrer caso não preste contas corretamente. “Quando a escola não presta contas, ela é prejudicada. Deixa de receber recursos e não tem como fazer melhorias para os próprios alunos. Temos alguns casos [de problemas com prestação de contas], mas os novos gestores estão empenhados em regularizar [a situação], com o intuito de melhorar a escola. Então, para a gente é muito importante isso, porque a falta de prestação de contas acarreta em dívidas para o próprio diretor que está saindo e a escola fica extremamente prejudicada, sem recursos, dificultando muito o trabalho”, destacou a técnica.

As próximas oficinas serão nos dias 18, 25 e 29 de setembro e 2 de outubro.