Semed discute com Ufal participação em evento científico sobre educação básica
Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) acontecerá de 16 a 20 de outubro próximo, em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi

A secretária-adjunta de educação de Maceió, Noêmia Barroso, recebeu em seu gabinete, nessa quarta-feira (13), pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O encontro teve como objetivo discutir a participação da Semed na Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), que acontecerá de 16 a 20 de outubro, em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi.
Entre as atividades que fazem parte da programação da Sinpete, está a realização de uma audiência pública sobre Equidade Educacional, iniciativa do Observatório Nacional de Equidade Educacional, do Ministério da Educação (MEC), executado pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/Ufal).
A intenção, segundo Leogildo Alves Freire, vice-coordenador do Observatório, é que a Sinpete não seja apenas um evento cientifico de formação, mas sim, um projeto de fomento de políticas públicas no Estado de Alagoas.
“Para que a Sinpete não seja apenas um evento científico de formação, nossa intenção é mobilizar a comunidade, a sociedade civil organizada, bem como outros órgãos e parceiros, a participar da audiência pública, instrumento que visa fazer uma aproximação maior da universidade com a comunidade”, afirmou. Para ele, a reunião permitiu promover uma aproximação do Núcleo com a Secretaria Municipal de Educação, para ampliar as trocas e favorecer a integração.
Noêmia Barroso afirmou que o encontro foi um marco significativo para a educação de Maceió. “Estamos fortalecendo a educação através dessa união, para que possamos compartilhar as experiências científicas e seguir no contexto da educação de Maceió transformando. Essa aproximação é muito interessante, no sentido de transformação da educação e seu desenvolvimentismo. E o Sinpete e a audiência pública fazem parte disso”, disse ela.
A vice-coordenadora do Sinpete, Regina Maria, também reforçou a parceria com a Semed em função da participação da rede, na Semana Interinstitucional, por meio da audiência pública.
“Tratamos da integração entre a Semed e a Ufal na Sinpete, junto a audiência pública, onde a proposta é buscar uma interação junto com a comunidade, com a sociedade como um todo, não só com os pesquisadores, com os professores e estudantes, mas também com as famílias dos estudantes que estarão passando por lá durante a semana, durante a Sinpete”, afirma ela.
A coordenadora-Geral do Sinpete, Vera Pontes, destacou que a Semed e a Ufal já são parceiras e buscam alinhar ainda mais as realizações de ações conjuntas visando promover a qualificação de políticas públicas voltadas para a educação básica, a exemplo de eventos como o Sinpete.
Na oportunidade, o diretor executivo do NEES, Edmilson Fialho, apresentou alguns projetos realizado pelo NEES e falou da importância do projeto para o desenvolvimento de tecnologias educacionais “. A ideia é a gente estreitar ainda mais os laços com a Semed, buscar essa aproximação e mostrar o desenvolvimento que a gente também pode fazer na educação brasileira, visando a melhoria dos indicadores educacionais”, conclui.
Sinpete
A Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) é um projeto interdisciplinar de fomento e divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), executado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em colaboração com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc-AL) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
As atividades serão realizadas durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (20ª SNCT), em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi.
Mais informações:
No site da Sinpete: evento.ufal.br/sinpete-2023.
Site do NEES: www.nees.ufal.br
Contato: [email protected]
Últimas notícias

Renan Filho apresenta plano do Ministério dos Transportes ao Senado nesta terça (20)
![[Vídeo] Temporal deixa desabrigados e ruas alagadas em São Luís do Quitunde](https://img.7segundos.com.br/4r-fKCq4Duz5nyMFH6qVaxHPm9Y=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-05-19-at-214848.jpeg)
[Vídeo] Temporal deixa desabrigados e ruas alagadas em São Luís do Quitunde

Homem suspeito de matar vizinho a tiros durante briga é preso no município de Coité do Nóia

Homem é detido por atirar dentro de churrascaria em povoado de Arapiraca

Motociclista tenta atravessar rua alagada e fica preso em buraco no Jacintinho

Mulher é assassinada a tiros na frente do filho dentro de apartamento em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
