Alfredo Gaspar solicita vacinas e apoio do Ministério da Saúde para enfrentar surto de Meningite
Dentre os pedidos do parlamentar está a disponibilização de vacinas específicas contra todos os tipos de meningite por meio do SUS
O deputado federal Alfredo Gaspar (União - Alagoas), enviou um ofício na manhã desta quinta-feira (14) ao Ministério da Saúde, solicitando apoio imediato e ações de controle diante do possível surto de meningite que atinge Alagoas. Dentre os pedidos do parlamentar está a disponibilização de vacinas específicas contra todos os tipos de meningite por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo toda a população alagoana, em especial a vacina do sorotipo B, atualmente disponível apenas na rede particular.
"A Sociedade Alagoana de Infectologia emitiu um alerta oficial no início desta semana, informando que o número de casos confirmados de meningite havia dobrado em Maceió. Somente este ano, em nossa capital, já foram confirmados mais de 40 casos, incluindo 7 de meningite meningocócica. São números preocupantes, e é por isso que tomei a iniciativa de solicitar ajuda urgente ao Ministério da Saúde, na esperança de que medidas sejam tomadas antes que tenhamos mais vítimas", afirmou Alfredo Gaspar.
Além das vacinas, o deputado alagoano também requisitou a disponibilização de kits laboratoriais para as secretarias municipais de saúde e órgãos auxiliares do SUS, visando oferecer um atendimento eficaz à população do estado. Ele ressaltou ainda a necessidade de um suporte especial à Secretaria de Saúde do município de Maceió, devido ao aumento da incidência do surto, na capital alagoana.
"Estou disposto a contribuir de todas as formas possíveis para buscar soluções rápidas para esse problema de saúde pública. Acredito que o Ministério da Saúde analisará com atenção meus pedidos, e assim possam controlar o avanço dessa doença tão séria como é a meningite e tem feito tantas vítimas", acrescentou.
Vacinas
Atualmente, o SUS oferece quatro tipos de vacinas contra meningites bacterianas, disponíveis para pessoas de todas as idades, incluindo crianças, adolescentes e adultos. No entanto, a vacina do sorotipo B está disponível apenas na rede particular, com um custo médio de R$ 700 por dose.
As vacinas disponibilizadas pelo SUS estão disponíveis em todos os postos de saúde de Maceió durante todo o ano, não sendo necessário aguardar campanhas nacionais para se vacinar.
Últimas notícias
Guarda Municipal prende homem por importunação sexual em ônibus de Maceió
Mutirão de catarata atende mais de 600 moradores de São Luís do Quitunde
Dia do Servidor: Judiciário de Alagoas funciona em regime de plantão de 25 a 28/10
Prefeitura e Governo do Estado entregam 500 títulos rurais em Girau do Ponciano
Polícia Civil prende suspeito de matar jovem no bairro do Clima Bom, em Maceió
Estudantes da rede pública de Penedo aprendem a transformar material reciclável em brinquedos
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
