Sesau capacita colaboradores da UPA Tabuleiro sobre acolhimento a pessoas em situação de rua
Treinamento visa assegurar um atendimento mais humanizado, eficiente, ágil e sem preconceito
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tabuleiro do Martins, em Maceió, uma capacitação sobre acolhimento a pessoas em situação de rua. O treinamento, destinado à equipe multiprofissional do equipamento de saúde, visa garantir atendimento eficiente, ágil e sem preconceito a esse público.
A técnica de referência das Políticas Transversais da Sesau, psicóloga Elma Liliane de Araújo, ressaltou que o treinamento é indispensável para que os profissionais de saúde estejam sensíveis a observar as especificidades da população em situação de rua, durante os atendimentos nas unidades de saúde.
“Por serem usuários da Rede Pública de Saúde que não possuem residência, muitas vezes não dispõem de documentos na hora em que procuram assistência. Mas, mesmo assim, eles devem ser assistidos de forma igualitária. É nossa responsabilidade aprender a lidar com esta realidade, sempre observando a melhor forma de tratar os pacientes nesta situação”, orientou.
O ciclo de treinamentos, que iniciou no mês de julho e prossegue até outubro, já aconteceu no Hospital Geral do Estado (HGE) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Arapiraca. A ação vai ocorrer no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), Hospital da Regional da Mata (HRM), Ambulatório 24 Horas Noélia Lessa, Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também serão contempladas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Jaraguá, Cidade Universitária, Chã da Jaqueira e de Marechal Deodoro.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, voltou a destacar que a capacitação ajuda a melhorar a humanização durante o atendimento de pacientes em situação de rua. “É fundamental que nossos profissionais de saúde possuam um olhar mais humanizado para esse público, sem discriminação e preconceito. Precisamos acolher essas pessoas em situação de rua e garantir um atendimento qualificado”, enfatizou.
Últimas notícias
Obra emergencial interdita parcialmente a Av. Cícero Toledo nesta terça-feira (3)
DMTT auxilia Polícia Civil na localização de veículo roubado na Paraíba
Elefante pisoteia e mata três pessoas em parque na Tailândia
Investimento da Prefeitura de Penedo abastece farmácia da UPA e dos postos de saúde
Sob Lula, dívida bruta alcança R$ 10 trilhões e atinge 78,7% do PIB
Incêndio volta a atingir zona rural de Cacimbinhas pelo segundo dia consecutivo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
