Sesau capacita colaboradores da UPA Tabuleiro sobre acolhimento a pessoas em situação de rua
Treinamento visa assegurar um atendimento mais humanizado, eficiente, ágil e sem preconceito
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tabuleiro do Martins, em Maceió, uma capacitação sobre acolhimento a pessoas em situação de rua. O treinamento, destinado à equipe multiprofissional do equipamento de saúde, visa garantir atendimento eficiente, ágil e sem preconceito a esse público.
A técnica de referência das Políticas Transversais da Sesau, psicóloga Elma Liliane de Araújo, ressaltou que o treinamento é indispensável para que os profissionais de saúde estejam sensíveis a observar as especificidades da população em situação de rua, durante os atendimentos nas unidades de saúde.
“Por serem usuários da Rede Pública de Saúde que não possuem residência, muitas vezes não dispõem de documentos na hora em que procuram assistência. Mas, mesmo assim, eles devem ser assistidos de forma igualitária. É nossa responsabilidade aprender a lidar com esta realidade, sempre observando a melhor forma de tratar os pacientes nesta situação”, orientou.
O ciclo de treinamentos, que iniciou no mês de julho e prossegue até outubro, já aconteceu no Hospital Geral do Estado (HGE) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Arapiraca. A ação vai ocorrer no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), Hospital da Regional da Mata (HRM), Ambulatório 24 Horas Noélia Lessa, Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também serão contempladas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Jaraguá, Cidade Universitária, Chã da Jaqueira e de Marechal Deodoro.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, voltou a destacar que a capacitação ajuda a melhorar a humanização durante o atendimento de pacientes em situação de rua. “É fundamental que nossos profissionais de saúde possuam um olhar mais humanizado para esse público, sem discriminação e preconceito. Precisamos acolher essas pessoas em situação de rua e garantir um atendimento qualificado”, enfatizou.
Últimas notícias
Sargento da PM é preso suspeito de envolvimento em crimes eleitorais em Pindoba
Guarda Civil de Maceió conduz suspeito de agredir ex-companheira à delegacia
Adolescente de 16 anos desaparece após sair de casa com o namorado em Arapiraca
Desembargador Hélio Pinheiro toma posse como ouvidor regional eleitoral do TRE/AL
Trump diz que está acompanhando ‘muito de perto’ as eleições brasileiras
Presos provisórios e adolescentes em unidades socioeducativas votam em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
