Detran inicia Semana Nacional de Trânsito com o tema: No trânsito, siga salvando vidas
As atividades desenvolvidas pelo órgão estadual buscam levar conscientização para tornar o trânsito mais seguro
“No trânsito, siga salvando vidas”. Esse é o tema da Semana Nacional de Trânsito, que está sendo desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran). As atividades tiveram início nesta segunda-feira (18), no auditório do prédio sede do Detran, e as ações vão até o próximo dia 25 de setembro.
O foco das ações é a educação para o trânsito, e a meta é conscientizar crianças, jovens e adultos para continuar a reduzir as ocorrências fatais que são registradas nas vias e rodovias.
.jpg)
De acordo com Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, as ações do órgão estão sempre buscando tornar os condutores mais conscientes e tornar o trânsito mais seguro para todos. “As ações da Semana Nacional de Trânsito vêm para mobilizar e conscientizar a sociedade sobre as formas de reduzir os índices de sinistros de trânsito, que deixam inúmeras vítimas fatais ou então deixam sequelas graves. E para isso, todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito precisam estar ainda mais unidos e integrados, na esfera estadual, municipal e federal”, afirmou Marco Fireman.
A solenidade de abertura contou com a presença de Juliano Lessa, superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Alagoas; João Batista, vice-presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas; Joseilton Carvalho, presidente do sindicato dos CFCs; e representantes das Superintendências Municipais de Transporte e Trânsito das cidades de Penedo, Rio Largo, Barra de São Miguel e Marechal Deodoro.
Capacitação para profissionais de CFCs
A primeira ação desenvolvida pelo Detran na Semana Nacional de Trânsito foi uma capacitação para os profissionais dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). O encontro reuniu 200 profissionais com palestras sobre legislação de trânsito. “Essa capacitação era uma demanda antiga dos profissionais dos CFCs, e procuramos promover esse encontro pedagógico para melhorar os serviços ofertados por essas instituições à população”, disse Sonaly Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran.
As palestras foram ministradas pelo tenente coronel da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Ordeli Savedra Gomes, especialista em gestão e legislação de trânsito; e Josimar Amaral (ES), especialista em educação e segurança no trânsito. “O trânsito é um ambiente muito dinâmico, que sempre sofre uma série de alterações, nas mais diversas áreas. Durante a palestra, abordamos os fundamentos básicos para a educação, com a revisão das atribuições dos profissionais, e assim possam evoluir, no sentido de entregar os melhores resultados, condutores melhores preparados, e reduzir as consequências, que tem acontecido nos últimos anos”, disse Josimar Amaral, especialista em trânsito.
Doação de bicicletas
Durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito, o Detran recebeu 10 bicicletas doadas pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). As bicicletas serão utilizadas no circuito infantil de educação para o trânsito, por crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas.
.jpg)
As ações vão acontecer no prédio sede do Detran, e o espaço conta com sinalizações verticais e horizontais, onde os jovens irão aprender de forma lúdica as normas de trânsito, e assim tornar esse ambiente e cada vez mais seguro.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
17 a 24 de setembro - Arena da Vida, no Shopping Pátio Maceió;
18 de setembro - Abertura da Semana Nacional de Trânsito, na sede Detran, às 9h
18 de setembro - Capacitação pedagógica com os profissionais dos CFCs, às 10h30
19 de setembro - Ações educativas em Major Izidoro e Batalha
19 a 25 de setembro - Atividades educativas com estudantes na sede do Detran
20 de setembro - Ações educativas em Girau do Ponciano e Palmeira dos Índios;
21 de setembro - Ações educativas em Penedo e Igreja Nova;
21 de setembro - Curso de Pilotagem Defensiva em União dos Palmares, às 18h;
22 de setembro - Ação educativa no Sesc Arapiraca;
22 de setembro - Ações educativas em Marechal Deodoro e Barra de São Miguel;
23 de setembro - Curso de Pilotagem Defensiva em União dos Palmares, às 9h;
24 de setembro - Passeio ciclístico em São Miguel dos Campos; e
25 de setembro - Ações educativas em Maragogi e São Miguel dos Milagres.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
