Setembro Amarelo e Setembro Verde são temas de palestras para servidores estaduais
Campanhas tratam sobre suicídio e doação de órgãos, respectivamente
A Secretaria da Primeira Infância (Cria) e a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) realizaram nesta terça-feira (19) o seminário “Setembro e suas campanhas relevantes para a sociedade”, alusivo ao Setembro Amarelo, prevenção ao suicídio, e ao Setembro Verde, doação de órgãos. O evento, ocorrido no palácio República dos Palmares, teve como público-alvo os servidores do Cria, Secretaria de Estado do Governo (Segov) e do Programa Vida Nova nas Grotas.
A médica psiquiatra Rose Viviane Bezerra, formada pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), mencionou os motivos pelos quais se deve falar sobre o suicídio, que é um tema complexo e envolve muitos fatores que se entrelaçam. Segundo ela, além de fatores biológicos, estima-se que 90% dos casos estão relacionados a transtornos mentais.

No contexto social, o tema tem ganhado, cada vez mais, relevância. “É importante destacar as mortes por suicídio superam em número mortes por HIV, guerras e acidentes no mundo”, afirmou.
Rose defende que o assunto seja falado por se tratar de uma questão de saúde pública. Ele trouxe informações que apontam que, ao contrário de outras regiões do planeta, o número de casos de suicídio tem aumentado nas Américas.
De acordo com a médica, estima-se que, no mundo, uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundo, e a cada 3 segundos há uma tentativa. “Estima-se que uma morte por suicídio impacta ao menos a vida de outras seis pessoas diretamente”, completou.
A médica alertou para a necessidade de identificar os fatores de risco, a exemplo de desesperança, isolamento, problemas familiares, automutilação, problema com sexualidade, entre outros. “Ao contrário do que o senso comum pode supor, falar sobre o tema é fator protetor para tentativa de suicídio”, explicou.
A profissional da saúde ressaltou a importância de manter a escuta ativa. “Além de calma, deve-se respeitar o indivíduo, aceitando a dor da pessoa, ao mesmo tempo que deve ser realista, sem dar falsas esperanças e garantias. Pergunte como a pessoa se sente, sobre seus planos de vida. Não faça juízo de valor. Conversa honesta e respeitosa é o caminho. Na dúvida, pergunte”, orientou.
É possível buscar ajuda por meio do Centro de Valorização da Vida (CVV), ligação gratuita, 188; CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde); além da UPA 24 horas, SAMU 192, Pronto Socorro e hospitais.

Setembro Verde
A assistente social Daniela Ramos, outra palestrante convidada, falou sobre “Doação e transplante de órgãos no Estado de Alagoas”. Ela destacou que, ao autorizar a doação de órgãos, um único doador pode fazer a diferença para nove pessoas, com a doação dos dois rins, pâncreas, coração, dois pulmões, duas córneas e o fígado.
Para organizar, coordenar e regular todas as atividades de doação e transplante em âmbito estadual, existe a Central de Transplantes em Alagoas, que é ligada à Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
Conforme dados apresentados por Daniela, em Alagoas, até agosto de 2023, cinco pessoas aguardam na fila de transplante por fígado; 36 por rim e 446 por córneas. Para quem deseja ser um doador, a assistente social orienta para dois passos essenciais: esclarecer as dúvidas e compartilhar a decisão entre familiares e amigos.
São dois os tipos de doadores, os vivos, que podem ser parentes e não parentes, e não-vivos, em caso de morte encefálica. A Central de Transplantes funciona 24 horas. Para mais informações: 3376-8186 e 98833-4144.
Últimas notícias
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Força-tarefa fiscaliza escolas da EJAI e verifica deficiências em Maceió
Colisão entre motocicletas deixa dois homens feridos em Arapiraca
"Salto pro extraordinário", dizia página de empresa de rope jump em Limeira
Prefeitura de Maragogi abre programação da Vila Junina da Gente neste sábado (13) com cultura, tradição e muito forró
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
