Pernambucano internado no HGE volta para casa
Luís Cláudio dos Santos Negromonte foi transportado pelo helicóptero do Samu e reencontrou a família após quatro anos de desaparecido
A espera finalmente teve fim. Após quatro anos desaparecido e de quase quatro meses internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, Luís Cláudio Negromonte, de 32 anos, voltou para o seio familiar em Santa Cruz de Capibaribe (PE), no helicóptero do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O paciente foi admitido na maior unidade hospitalar de Alagoas no último dia 24 de março sem identificação, após sofrer um atropelamento no bairro Pajuçara, na capital alagoana.
Sem condições clínicas para se comunicar, o Serviço Social do HGE realizou articulações com o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), que culminaram com o encontro da família. Com isso, no dia 4 de agosto deste ano, o irmão do paciente, José Cláudio dos Santos Negromonte, realizou a primeira visita após a confirmação da identidade.
Naquele momento, a equipe do HGE teve ciência de que a família já havia feito buscas junto aos órgãos competentes, mas nunca encontraram pistas que levassem ao paradeiro do irmão. A última informação que tinham, de acordo com os familiares, era de que Luís teria ido embora da cidade com um casal ainda desconhecido. Até que surgiu, de repente, quatro anos depois, uma foto viralizando na Internet.
“Ficamos surpresos e muito felizes! Quando fui a Maceió, percebi que, para recebê-lo em casa, era preciso nos estruturarmos. Somos uma família simples, sem muitos recursos, mas com muito amor por ele. Então fizemos uma campanha para conseguir os recursos necessários e pedimos apoio da prefeitura da nossa cidade com os serviços que serão necessários, como o SAD [Serviço de Atenção Domiciliar]”, explicou José Cláudio.
Com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), Luís Cláudio embarcou para Santa Cruz de Capibaribe (PE) com o suporte médico necessário. Ao desembarcar, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel do Município o aguardava para conduzi-lo até a sua casa. Agora, o pernambucano desaparecido há quatro anos e encontrado pelos alagoanos segue sua vida junto ao seu pai, mãe, irmãos, sobrinhos, tios e amigos, repetindo a parábola bíblica do Filho Pródigo.
Humanização
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar do HGE, diante do cuidado que tiveram com o paciente e, principalmente, pela iniciativa de procurarem seus familiares. “Além de salvar a vida de Luís Cláudio, os profissionais do HGE lutaram para realizar o encontro dele com a família, demonstrando, mais uma vez, uma iniciativa de humanização na assistência, que é um dos pontos principais de nossa gestão à frente da Sesau [Secretaria de Estado da Saúde]”, ressaltou.
O diretor do HGE, Fernando Melro, salientou que a identificação do paciente foi uma conquista de todos os cidadãos que compartilharam o apelo divulgado pelos veículos de comunicação e mídias sociais. "O Plid de Alagoas [Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos de Alagoas], composto por representantes do Instituto de Identificação, da Polícia Federal, da Polícia Civil, do próprio HGE, entre outros, fortaleceu a mobilização e realizou os alinhamentos necessários para o transporte e o acolhimento, com segurança, na casa da família”, ressaltou.
O MP/AL está em contato com a promotoria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para assegurar a continuidade do tratamento, que inclui a atuação de equipe multidisciplinar, a entrega de medicamentos e a disponibilidade de insumos. A expectativa de todos é que novas histórias possam ganhar o mesmo desfecho com o engajamento da sociedade.
“A convicção de que compromisso e amor rendem resultados muito positivos quando se pensa em vidas. E esse final feliz só foi possível por causa da colaboração da sociedade. Agradeço ao coronel André Madeiro, que tomou a primeira iniciativa para o traslado de Luís Cláudio Negromonte, também ao comandante do Grupamento Aéreo, tenente-coronel Mota, e ao médico do Samu responsável por toda a logística”, declarou a coordenadora do Plid/AL, a promotora de Justiça Marluce Falcão.
Últimas notícias
Empreendedora transforma desafio familiar em salão de referência em Girau
Polícia Federal indicia 48 investigados por fraudes em descontos no INSS
Marina JHC celebra transformação de paciente atendida pelo Sorriso da Gente
Ex-funcionária é presa suspeita de desviar R$ 43 mil em vale-alimentação
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 54 cidades de Alagoas
Motociclista sofre múltiplas fraturas após acidente na Ponte Divaldo Suruagy
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
