Após regularização do Estado, Município recebe oficialmente pedido de cessão de creche CRIA
Com o cumprimento deste requisito legal, o Poder Executivo Estadual formalizou a cessão do equipamento público ao município.
A Prefeitura de Maceió foi oficialmente notificada, nessa terça-feira (26), pelo Governo do Estado, sobre a regularização da titularidade do terreno onde foi construída uma creche do modelo CRIA, na Grota do Cigano, em trecho da Avenida Gustavo Paiva, no bairro de Mangabeiras.
Com o cumprimento deste requisito legal, o Poder Executivo Estadual formalizou a cessão do equipamento público ao município. A designação do servidor para eventualmente celebrar o Termo de Cessão de Bem Imóvel foi assinado nesta quarta-feira (27).
O Governo de Alagoas havia comunicado ao município a conclusão da construção da creche, mas não finalizou o processo de regularização e desembaraço burocrático. Agora, no ofício nº E: 1938/2023/SEPLAG, o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino Ponciano Nepomuceno, comunica que os entraves foram superados.
Segundo ele, a creche CRIA da Grota do Cigano foi edificada em área desapropriada pelo Estado de Alagoas, cuja posse foi emitida em 2019. No entanto, o registro cartorial do terreno só foi concluído agora no mês de setembro.
Ele também confirma, no documento oficial, que a Prefeitura de Maceió manifestou interesse em aderir ao programa CRIA por meio de ofício enviado ao governo em 2021. Desde então, o Estado construiu três equipamentos, mas só concluiu o de Mangabeiras. Os demais, localizados no Benedito Bentes, ainda estão na pendência de cessão.
A Seplag admitiu, no ofício, que apenas a unidade da Grota do Cigano se encontra formalmente apta para ser cedida. O Estado informou que está finalizando as tratativas para efetivação da cessão das duas creches.
O secretário de Gestão e Patrimônio de Maceió, Ivan Carvalho, ressaltou a necessidade de atendimento às leis e princípios da Administração Pública em qualquer medida a ser tomada pelo município. “A gestão visa à probidade, transparência e legalidade dos atos administrativos”, frisou.
SEIS TERRENOS
A Prefeitura de Maceió disponibilizou, em junho de 2022, seis terrenos para que o Governo de Alagoas construísse creches na capital. As áreas, no entanto, não foram utilizadas e o Estado optou por erguer os equipamentos públicos em outros locais.
Por outro lado, o município garante que cumpriu todas as obrigações legais, que incluíam a abertura de processo para a ocupação do solo, seleção dos imóveis e elaboração do Termo de Emissão de Posse antes mesmo de iniciar as obras que seriam, posteriormente, entregues à administração municipal.
Últimas notícias
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Força-tarefa fiscaliza escolas da EJAI e verifica deficiências em Maceió
Colisão entre motocicletas deixa dois homens feridos em Arapiraca
"Salto pro extraordinário", dizia página de empresa de rope jump em Limeira
Prefeitura de Maragogi abre programação da Vila Junina da Gente neste sábado (13) com cultura, tradição e muito forró
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
