Educação

Primeiro domingo do Educar é Massa capacita alunos e ex-alunos da rede pública para o ENEM

Jó Pereira recepciona estudantes e destaca: “Estamos com vocês e o futuro está nas mãos de vocês” Vanessa Alen

Por 7Segundos com Assessoria 01/10/2023 15h03
Primeiro domingo do Educar é Massa capacita alunos e ex-alunos da rede pública para o ENEM
Professores destacam pioneirismo do projeto voltado para alunos e ex-alunos da rede pública de Alagoas - Foto: Mariel Matias/ Ascom Semed

A abertura do pré-vestibular Educar é Massa neste domingo (1º), no auditório do Colégio Contato Jatiúca, contou com a presença da secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, que recepcionou as centenas de alunos e ex-alunos da rede pública de ensino de Alagoas presentes no maior preparatório gratuito para o Enem 2023, realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Serão cinco finais de semana com aulas, domingo aqui no Contato e aos sábados no cinema do Shopping Pátio, o dia inteiro, com um time incrível de professores e material didático exclusivo, tudo isso porque o futuro da nossa Maceió está nas mãos de vocês, nós estamos com vocês, acreditamos em vocês e no fato de que a Educação transforma sonhos em realidade”, afirmou Jó, destacando o apoio dado pelo prefeito JHC para o Educar é Massa.

“Trago aqui o abraço do nosso prefeito JHC, que acompanhou de perto cada planejamento, cada etapa desse projeto, preocupado com o jovem que enfrenta desafios diários. Aproveitem essa oportunidade. Há um time incrível de professores e de técnicos da Semed apostando todas as fichas na educação para todos, no conhecimento que transforma”, prosseguiu a secretária, ao lado do professor Beto Brito, parceiro da Semed na organização do evento, convidando mais alunos a acompanharem as aulas (presencialmente, se inscrevendo no www.educaremassa) ou pelo YouTube (www.youtube.com/prefeiturademaceio). Confira aqui o conteúdo completo das aulas de hoje.

Jó Pereira lembrou que o Pré-Enem Educar é Massa envolve também outras ações voltadas para estudantes da rede pública, a exemplo do grande aulão gratuito, que acontece no dia 13 deste mês, no Teatro Gustavo Leite, e das parcerias firmadas com o Clube do Fera e com o Feirão do Estudante. Ao final, ela ainda se dirigiu ao público feminino presente: “Para estarmos hoje aqui, lá atrás mulheres dedicaram à vida e lutaram até pelo nosso direito de estudar. Nossa missão hoje, meninas, é ocupar nossos espaços!”.

“Iniciativa pioneira”


Antes de iniciar a primeira aula do dia, James Michael, professor de Química, destacou a relevância e o pioneirismo do projeto: “Parabenizo a secretária Jó Pereira e o prefeito de Maceió, JHC, pela iniciativa que certamente trará frutos e por investirem nos alunos da rede pública. Investir na educação, acreditar nos alunos, estar perto dos professores é fundamental. Que esse projeto possa crescer ainda mais e seja realidade constante nos próximos anos, e que realmente faça uma transformação na educação pública de Maceió e nós possamos colher os resultados.”.

Outro integrante do time do Pré-Enem Educar É Massa, o professor Deividy Carlos também enalteceu a iniciativa da gestão municipal: “O que a Prefeitura de Maceió fez, de pensar de fato nessa preparação para o vestibular é formidável. Estamos com uma estrutura excelente, uma equipe excelente, o Enem está chegando e a preocupação que temos é entregar o melhor para esses alunos.”.

Sonho retomado


Marise Ferreira dos Santos Silva, de 62 anos, merendeira concursada da escola municipal Luiza Oliveira Suruagy, esperava ansiosa pelo início das aulas neste domingo. Ela contou que deixou de estudar aos 10 anos de idade, quando a mãe morreu e a avó, em depressão, a tirou da escola.

“Não tive oportunidade de estudar e, agora depois 52 anos, resolvi voltar e, se eu conseguir uma boa pontuação, gostaria de ser fisioterapeuta ocupacional. Espero aprender alguma coisa nessas aulas, porque estou há muito tempo sem estudar”, afirmou Marise, confiante.

Aos 17 anos e cursando o terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Guiomar de Almeida Peixoto, Iomaike Silva chegou logo cedo no colégio Contato, trazendo a expectativa de estar preparado para prova do Enem e conseguir aumentar sua pontuação, para atingir o curso que deseja, Direito.

“Venho me preparando durante o ano, participo também de outros preparatórios públicos, como o da Ufal, e agora desse Pré-Enem oferecido pela Prefeitura de Maceió”, contou.

Além de Jó Pereira e da superintendente de Governança Municipal e Gestão Interna da Semed, Marcelle Telles, vários integrantes da equipe técnica da secretaria também participaram do aulão, entre elas a diretora de formação continuada, Juliane Medeiros, e a professora Cheila Vasconcelos.

Informações


O pré-vestibular Educar é Massa começou no sábado (30), quando quase 300 alunos compareceram no cinema do Pátio Shopping, no Benedito Bentes, para a primeira das cinco aulas consecutivas que ocorrem nos próximos sábados. Eles foram recepcionados pelo secretário municipal da Juventude, Caio Bebeto, e por Marcelle Telles, representando a secretária Jó Pereira, que estava em viagem.

Já os aulões do domingo, que também prosseguem durante cinco domingos, começaram hoje(1°), no auditório do Colégio Contato da Jatiúca. A iniciativa vai beneficiar diretamente mais de 650 alunos de todas as idades, presencialmente, e milhares de alunos em todo o estado, já que aulas são transmitidas também ao vivo pelo YouTube da Prefeitura de Maceió.

Ainda restam algumas vagas para quem quiser a oportunidade de participar das aulas presencialmente, e as inscrições devem ser feitas no www.educaremassa.com.br. Para os alunos que residem na parte alta e querem participar da ação aos domingos, no Contato Jatiúca, a Semed está disponibilizando ônibus saindo às 7h do shopping Pátio.

O Educar é Massa possui um esquadrão de professores renomados de Alagoas, nas áreas de linguagens, ciências humanas, natureza, matemática e redação. São eles, em ordem alfabética: Ayrton Farias, Beto Brito, Born, Bruninho, Deividy Carlos, Eyder, Gian Brito, Giuliano Raposo, Jaguar, James, João Gomes, Josivaldo, Kedimo, Luiz André, Moacir Gama, Phillipe Alves, Ricardo Correa, Ricardo Moral, Solon Ramos e Tainan Costa.