Ministério da Saúde declara surto de meningite em Alagoas
A faixa etária com mais incidência de casos é a de crianças menores de um ano de idade
Nesse domingo (1), o Ministério da Saúde divulgou uma nota declarando surto de meningite em Alagoas. Foram 26 casos no estado até setembro deste ano e a faixa etária com mais incidência é a de crianças com menores de idade.
Na nota, o órgão traz informações gerais acerca da doença, além de medidas de prevenção. O panorama no estado também é detalhado com 84% dos casos concentrados na capital. A taxa de incidência geral foi de 2,13 casos por 100.000 habitantes, a taxa de mortalidade foi de 0,58 mortes por 100.000 habitantes e a letalidade de 27%.
Por faixa etária, foram registrados quatro casos de meningite e três óbitos em crianças menores de um ano, a taxa de incidência é de 31 casos por 100.000 habitantes, a taxa de mortalidade de 23 óbitos por 100.000 habitantes e a letalidade de 75%.
A segunda faixa etária com mais incidência de casos é a de crianças entre um e quatro anos, foram 10 casos e três mortes, a incidência é de 19,66 casos por 100.000 habitantes, a mortalidade de 5,9 óbitos por 100.000 habitantes e a letalidade de 30%.
A meningite é caracterizada por um processo inflamatório nas membranas que envolvem oencéfalo e a medula espinhal. Podendo ser causada por versos agentes infecciosos como bactérias, vírus,fungos e parasitas. A maor parte dos casos são responsáveis pela meningite bacteriana e a transmissão ocorre por meio do contato de pessoa a pessoa e por meio desecreções respiratórias.
Últimas notícias
Polícia Militar inaugura nova base do Batalhão Rodoviário em Marechal Deodoro
MPAL requisita inquérito para apurar denúncia de abuso sexual contra criança em São José da Laje
[Vídeo] Inquérito descarta drogas e aponta embriaguez de policial que matou colegas em Delmiro
Quadras poliesportivas de Caraíbas do Lino e Alto Bonito entram na reta final das obras em Delmiro Gouveia
Carlos Alberto Parreira é internado em hospital particular do Rio de Janeiro
DMTT anuncia mudanças no trânsito na região da Av. Gustavo Paiva
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
