Ministério da Saúde declara surto de meningite em Alagoas
A faixa etária com mais incidência de casos é a de crianças menores de um ano de idade
Nesse domingo (1), o Ministério da Saúde divulgou uma nota declarando surto de meningite em Alagoas. Foram 26 casos no estado até setembro deste ano e a faixa etária com mais incidência é a de crianças com menores de idade.
Na nota, o órgão traz informações gerais acerca da doença, além de medidas de prevenção. O panorama no estado também é detalhado com 84% dos casos concentrados na capital. A taxa de incidência geral foi de 2,13 casos por 100.000 habitantes, a taxa de mortalidade foi de 0,58 mortes por 100.000 habitantes e a letalidade de 27%.
Por faixa etária, foram registrados quatro casos de meningite e três óbitos em crianças menores de um ano, a taxa de incidência é de 31 casos por 100.000 habitantes, a taxa de mortalidade de 23 óbitos por 100.000 habitantes e a letalidade de 75%.
A segunda faixa etária com mais incidência de casos é a de crianças entre um e quatro anos, foram 10 casos e três mortes, a incidência é de 19,66 casos por 100.000 habitantes, a mortalidade de 5,9 óbitos por 100.000 habitantes e a letalidade de 30%.
A meningite é caracterizada por um processo inflamatório nas membranas que envolvem oencéfalo e a medula espinhal. Podendo ser causada por versos agentes infecciosos como bactérias, vírus,fungos e parasitas. A maor parte dos casos são responsáveis pela meningite bacteriana e a transmissão ocorre por meio do contato de pessoa a pessoa e por meio desecreções respiratórias.
Últimas notícias
Funcionária é importunada sexualmente em bar da Orla de Maceió
Assassinatos de Ana Beatriz e Roberta Dias: vídeo mostra ligação entre envolvidos e reacende debate em Penedo
Deputado chama empresários de mentirosos; Francisco Sales sai em defesa do setor
Célia Rocha teve papel importante na filiação de Lucas Barbosa ao PSDB
Acusado de chacina que matou quatro jovens em Arapiraca irá a júri popular em maio
Homem é condenado por atear fogo na casa da ex-companheira em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
